O município de Arruda dos Vinhos deu início a mais um ano letivo com a receção aos docentes e não docentes, e com a comemoração, pela segunda vez, do Dia do Educador. A par desta receção, a autarquia assinalou pela segunda vez “O Dia do Educador”. Na edição deste ano foram distinguidas duas antigas funcionárias das escolas que a exemplo de outras muito contribuíram para o ensino no concelho.
São os casos de Virgínia Pinheiro que foi auxiliar de ação educativa no concelho de Arruda de 1973 a 2008, e de Manuela Salgueiro, que exerceu funções de professora do ensino primário, entre os anos de 1964 até 1995.
Segundo uma nota do município, “mais do que professora e auxiliar, as duas homenageadas marcaram um período na educação no concelho, não só pela sua extrema dedicação e pelo seu desempenho, mas principalmente marcaram como seres humanos várias gerações que frequentaram os estabelecimentos de ensino de Arruda”.
Ao Valor Local, o presidente da Câmara, Carlos Alves, faz um balanço positivo desta iniciativa, e destaca que “o Mês da Educação” acaba por ser um período que, no fundo, acaba por ser “o chapéu para muitas atividades”. Este ano o desporto esteve em evidência.
Para Carlos Alves, o arranque do ano escolar correu também sem sobressaltos “com os professores que chegaram ao concelho a serem colocados”, que coincidiu com “a formação das turmas”. Neste momento faltam preencher horários de duas disciplinas. Ainda assim, há coisas que se mantêm em Arruda, e uma delas passa pela entrega de livros de fichas gratuitos às crianças, algo que segundo Carlos Alves, faz toda a diferença no orçamento familiar de várias famílias.
Rankings “valem o que valem” mas têm colocado Arruda no topo da Educação
“Este é um programa, no fundo, de apoio às famílias. Neste momento o processo já está concluído e a recetividade é muito boa. O município dá aqui uma ajuda fundamental às famílias”, refere Carlos Alves que destaca que esta é também uma forma de contribuir para a educação.
O autarca refere ainda o projeto EduTalks que consiste “num momento de reflexão muito importante, que temos vindo a desenvolver aqui no concelho em torno dos temas da Educação”. Por outro lado, os rankings do ministério da Educação continuam a colocar as escolas do concelho nas melhores posições, e o autarca sublinha que “os rankings valem o que valem, mas ano após ano esses dados manifestam também uma excelência dos resultados obtidos”. “O saldo é muito positivo e os arrudenses também estão orgulhosos da sua educação”.