A candidata da CDU à Câmara de Vila Franca de Xira, Claúdia Martins, considera a gestão do Partido Socialista à frente do município “uma desgraça”. Na sua primeira entrevista, a candidata que será apresentada oficialmente em março, faz, na rádio Valor Local, um balanço negativo da prestação do executivo dirigido por Fernando Paulo Ferreira.
A candidata sublinha as dificuldades de trânsito no concelho como um dos problemas, mas também “os atrasos sucessivos nos transportes públicos rodoviários, por culpa, claro está, dos engarrafamentos, o que contribui para o aumento da poluição sonora e das partículas nas zonas envolventes”. Claúdia Martins ataca também os problemas relativos à saúde no concelho, nomeadamente, a falta de médicos de família, recordando que “neste momento temos três centros de saúde sem este tipo de clínicos”.
Na vertente do ambiente, Cláudia Martins diz que o concelho está “degradado e sujo”, o que representa um contrassenso com o passado, recordando que “já foi reconhecido pela sua limpeza e dignidade”. “Temos prémios, no tempo da CDU, de concelho mais limpo a nível do nosso país”.
Hoje, refere, é um concelho que “acumula lixo, monos perto dos contentores, onde crescem ervas nos passeios, e é claro que isto tudo cria um ambiente propício para o desenvolvimento das pragas”, garantindo que não está a apontar o dedo aos trabalhadores, mas antes aos responsáveis políticos socialistas.
No que toca a prioridades, a candidata recorda que a CDU vai lançar mão, se ganhar a Câmara, algo que já não consegue desde as eleições 1997, à melhoria nas condições do trânsito, da higiene urbana, e serviços públicos no geral, mas também junto do movimento associativo. “Não nos podemos esquecer que temos um movimento associativo riquíssimo no nosso concelho, e que não está a ser nada bem tratado”. A candidata refere ainda a questão da saúde, como outra prioridade, mas reconhece que “há coisas que não dependem unicamente da Câmara, mas esta tem de ser uma voz ativa neste tipo de questões”, vincando a necessidade de, nestas matérias, ouvir as populações.
Cláudia Sofia Oliveira Martins, 42 anos, professora, é atualmente eleita na Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz e membro da Direção da Organização Regional de Lisboa do PCP, tendo sido vereadora da CDU no anterior mandato na Câmara de Vila Franca para além de outros cargos políticos.