Já abriu, este sábado, o Centro de Atendimento Juvenil e Infantil (CAJI) de Vila Franca de Xira. Esta é uma nova valência que vem de certa forma colmatar o encerramento das urgências de pediatria no Hospital de Vila Franca de Xira. Na manhã deste sábado, conforme o Valor Local constatou, já eram alguns os utentes deste novo serviço, que funcionará ao serviço dos 5 concelhos que são abrangidos pelo hospital: Alenquer, Arruda, Azambuja, Benavente e Vila Franca de Xira.
Segundo Medina do Rosário, Diretor Clínico para a área dos Centros de Saúde na ULS Estuário do Tejo, o CAJI “vem colocar os cuidados primários na linha da frente dos cuidados”, e explica que este novo serviço, agora dedicado a crianças e jovens, será uma mais-valia porque “vai funcionar com médicos especialistas em medicina de área familiar, de segunda a domingo, das 9h00 às 22h00, dando resposta a cerca de 60% dos utentes que recorrem ao serviço de urgência, classificados como não urgentes”.
Ao Valor Local, Medina do Rosário esclarece que o CAJI é para utentes em idade pediátrica. “Neste sentido, todas as pessoas por doença aguda que ligam para a linha SNS 24, são triadas para serem avaliadas nos cuidados primários”. Neste caso (crianças e jovens) serão enviados para o CAJI “deixando para o serviço de urgência casos urgentes e emergentes que realmente têm de estar na urgência de um hospital”. O atendimento será feito por referenciação da triagem da urgência pediátrica e posteriormente pela linha de saúde SNS24.
Segundo CAJI pode ir para o concelho de Alenquer
No dia de hoje os responsáveis pela ULS, congratularam-se com a adesão, e embora não confirmassem à nossa reportagem, o que é facto é que existe já uma nova localização para a abertura de um novo Centro de Atendimento Juvenil e Infantil noutro concelho da área de influência. À partida será no Centro de Saúde de Alenquer mas ainda sem data anunciada. O nosso jornal apurou ainda que a ULS Estuário do Tejo já procura localizações, não só para um segundo CAJI como para uma Junta Médica de Incapacidade, que neste momento só está disponível em Vila Franca e em Lisboa. Para já não nos foi possível apurar a localização desta nova descentralização.
Maioria dos casos não são considerados urgentes
Segundo a ULS, em 2024, o Hospital de Vila Franca de Xira registou 49 509 episódios de urgência pediátrica, dos quais 29 974 eram casos não urgentes (verdes, azuis e brancos), correspondendo a 60,5% do total.
Grupo de cidadãos manifesta-se contra o fecho das urgências pediátricas
No dia em que CAJI abriu, está de resto marcada uma manifestação convocada pela sociedade civil para as portas do hospital de Vila Franca. O movimento cívico tem estado preocupado com o fim das urgências pediátricas e obstetrícia. O Valor Local sabe que a administração do Hospital já se prontificou a reunir com um dos rostos deste movimento na próxima segunda feira.