Em comunicado os presidentes de Câmara de Azambuja, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Benavente, Vila Franca de Xira lamentam o fecho das urgências pediátricas à noite e aos fins de semana no Hospital de Vila Franca de Xira, unidade que serve aqueles cinco concelhos.
Os autarcas foram surpreendidos com a decisão que foi anunciada esta quarta-feira em reunião com o presidente da Unidade Local de Saúde do Estuário do Tejo (ULS). Os autarcas exortam ainda a ministra da Saúde e o primeiro-ministro a “tomarem as medidas necessárias para evitar mais este encerramento (inaceitável) de urgências nas imediações da capital do país”, o que vai obrigar aos utentes em situação de urgência pediátrica a deslocarem-se para os hospitais centrais.
Adiantam ainda, no mesmo comunicado, que “continuarão a lutar pelo direito à saúde das cerca de 250.000 pessoas que residem nos concelhos de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Benavente e Vila Franca de Xira” e exigem a “completa regularização do funcionamento dos serviços do Hospital” que serve estas populações e que – recordam – “foi construído com o apoio financeiro de todos os municípios envolvidos”.
[…] Vila Franca de Xira. Esta é uma nova valência que vem de certa forma colmatar o encerramento das urgências de pediatria no Hospital de Vila Franca de Xira. Na manhã deste sábado, conforme o Valor Local constatou, já […]