Botão Ouvir Rádio

Carregando...

Carregando...

Vila Franca de Xira: Centros saúde já fizeram mais 3500 consultas do que no ano passado

A nova Unidade Local de Saúde do Estuário do Tejo (ULSTEJO) tem vindo a aumentar o número de consultas no concelho de Vila Franca de Xira. As teleconsultas e as consultas em atendimento complementar têm feito a diferença neste que é um problema grave naquele concelho face à carência de médicos de família. É referido por aquela entidade que gere os centros de saúde dos concelhos de Alenquer, Vila Franca de Xira, Azambuja, Benavente e Arruda dos Vinhos bem como próprio Hospital de Vila Franca de Xira, em comunicado de imprensa, que não só aumentou o número de consultas mas também o número de cuidados de enfermagem ao domicílio no concelho de Vila Franca, que tem sido uma espécie de balão de ensaio para vários desses projetos que já estão em marcha noutros municípios.

“As vídeo-consultas, o alargamento do Atendimento Complementar e o reforço das consultas de Medicina Dentária permitiram, nos primeiros quatro meses do ano de 2024,  um acesso mais rápido a cuidados de saúde, a redução do tempo de espera para consultas, a eliminação de filas para marcação de consultas, potenciando uma maior proximidade dos Cuidados de Saúde Primários aos utentes”, é referido em comunicado.

Assim, e face ao período homólogo de 2023, nos meses de janeiro, fevereiro, março e abril de 2024 foram realizados um total de 104.173 consultas médicas, mais 3.560 do que no mesmo período do ano anterior.

Os domicílios de enfermagem subiram 617 intervenções, com um total de 3617 visitas domiciliárias realizadas nos primeiros quatro meses de 2024, face às 3000 visitas realizadas em 2023.

De realçar que, ainda durante os primeiros quatro meses de 2024, e apesar das 10 aposentações de médicos ocorridas em 2023, foram também realizadas 253 consultas médicas ao domicílio.

Os projetos piloto, desenvolvidos em Vila Franca de Xira estão em fase de expansão para outros Concelhos da ULSETEJO nomeadamente Alenquer e Benavente.

A Unidade de Saúde de Cuidados Personalizados (USCP) do Carregado iniciou, no passado dia 20 de maio, o projeto de vídeoconsultas, entre as 8h00 e as 13h00. Na primeira semana foram realizadas 112 vídeoconsultas, no Concelho de Alenquer. Em Benavente, o sistema de vídeoconsultas para utentes sem médico de família está em implementação desde o dia 27 de maio.

No concelho de Arruda dos Vinhos estes projetos não serão implementados, tendo em conta que  todos os utentes residentes em Arruda dos Vinhos terão médico de família, atingindo-se os 100% de cobertura da população com médico de família, “após várias démarches incetadas pela ULS.”

Explorar

Deixe seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

O Valor Local

logo_cabecalho

Jornal e Rádio Regionais dos concelhos de AzambujaAlenquerCartaxoVila Franca de XiraSalvaterra de MagosBenaventeCadavalArruda dos Vinhosl

Telefone: +351 961 971 323
(Chamada para a rede móvel)

Telefone: +351 263 048 895
(Chamada para a rede fixa nacional)

Email: valorlocal@valorlocal.pt

Leia também

  • All Posts
  • Nacional

© 2013-2024, Valor Local

Desenvolvido por:   CordTech.pt – Marketing & Design