A Escola Profissional de Vale do Tejo (EPVT) reforçou a sua oferta para o próximo ano letivo de 2024/2025. De acordo com o estabelecimento escolar localizado no Largo Pedro Álvares Cabral, em Santarém, destaca-se a inclusão de um novo curso de Operador de Logística, nono ano. Por outro lado, a EPVT viu aprovado o único Centro Tecnológico Especializado (CTE) Digital da Lezíria do Tejo que reforçará a sua aposta nos cursos profissionais de técnico de Multimédia; Comunicação e Serviço Digital e também Comercial/Vendas. A par disso “mantemos a oferta nos cursos de hotelaria e turismo que tanta visibilidade e reconhecimento dão à nossa escola”, dá conta Margarida Cunha, técnica do Departamento de Empregabilidade e Comunicação da escola.
Esta escola conta com cerca de 250 alunos nos diversos cursos profissionais e um dos mais procurados é precisamente o de Multimédia/Digital daí o facto de aquele estabelecimento ter concorrido ao CTE que vai permitir a aquisição de equipamentos no valor de 1 milhão de euros, “dando ainda melhores condições de estudo aos alunos”. O curso de Cozinha e Pastelaria continua a ser dos mais procurados, a par do Turismo, “sempre com a preocupação de articularmos com as necessidades do mercado e daí a estreita relação que temos com os operadores do setor”, pelo que “só assim se consegue uma formação de qualidade e relevância para os alunos”. “Estes cursos são atrativos devido à sua ligação direta com o mercado de trabalho, proporcionando aos alunos uma formação prática e especializada com elevadas taxas de empregabilidade”, acrescenta. No final de cada ano letivo, a escola proporciona oportunidades de estágio em contexto real de trabalho em empresas parceiras tanto a nível local como nacional e até europeu através do programa Erasmus +. Uma larga maioria dos alunos da EPVT consegue encontrar trabalho após a conclusão do estágio.
Segundo a escola, no curso Técnico/a de Multimédia os alunos têm a oportunidade de adquirir conhecimentos em áreas como design gráfico, produção audiovisual, programação web e fotografia/vídeo, entre outras. No curso de Comunicação e Serviço Digital são abordadas temáticas relacionadas com marketing digital, gestão de redes sociais, criação de conteúdos digitais, e-commerce, CRM ou outras áreas no digital. Já no curso de Cozinha/Pastelaria os alunos aprendem técnicas de culinária, diferentes tipos de gastronomia, gestão de cozinha, higiene e segurança alimentar; e em Restaurante/Bar, aprendem diferentes técnicas de serviço à mesa, não só de comida, mas de toda a experiência que se vive no local; a servir diferentes tipos de bebidas, desde o café aos cocktails e também confeções de sala. “Já o curso de Restaurante/Bar tem grande impacto, pois mais que serviço de refeições, trata-se de servir experiências”. No curso Técnico/a de Turismo são explorados temas como gestão hoteleira, receção em hotéis, organização de eventos, animação turística de grupos ou mesmo guia turístico. “São áreas bastante interessantes e com grande potencial.”
Margarida Cunha explica ainda que “o ensino profissional oferece uma maior ligação ao mercado de trabalho através dos estágios e parcerias com empresas e ao contrário do que se possa pensar não compromete o acesso ao ensino superior”, sendo aliás crescente esse número. Esta escola tem neste momento 30 por cento dos alunos na vertente de prosseguimento de estudos. Segundo a EPVT os alunos podem ainda beneficiar de prioridade regional no acesso ao ensino superior privado no âmbito da rede de parcerias da escola e desconto nas propinas mensais.