A dádiva de sangue é um gesto simples e sem contraindicações para um adulto saudável. Se é saudável, tem mais de 18 anos, mais de 50 quilos e tem comportamentos e hábitos de vida saudáveis, ajude-nos a salvar quem precisa.
O Serviço de Sangue do Hospital Vila Franca de Xira está aberto todas as segundas, quartas e sextas, entre as 08h30 e as 12h30, para todos aqueles que queiram salvar vidas.
Alguns procedimentos cirúrgicos de rotina podem necessitar de quatro unidades de sangue, ou seja quatro dadores, sendo este valor nalguns casos largamente ultrapassado. Os hospitais debatem-se diariamente com a escassez deste bem, estando os hospitais e os doentes dependentes da disponibilidade dos dadores.
Em pessoas saudáveis, dar sangue não prejudica a saúde.
Não transmite doenças, não causa habituação, não enfraquece ou engorda.
Excetuando nas profissões de maior risco (pilotos, mergulhadores, trabalhos em altura) o dador pode trabalhar depois de dar sangue. O processo de dádiva é rápido.
Antes da dádiva terá que preencher um pequeno questionário e de seguida fará uma consulta médica. Poderá ainda ter que realizar algumas análises prévias à decisão médica. Não deve dar sangue em jejum, pelo que deverá tomar uma refeição ligeira sem gorduras.
Quem pode dar sangue? Podem dar sangue as pessoas com idade igual ou superior a 18 anos (até aos 60 anos se for a primeira dádiva), peso igual ou superior a 50 kg, estilos e hábitos de vida saudáveis. Antes de qualquer dádiva é realizada uma triagem por um profissional de saúde qualificado.
O que se faz ao sangue? O sangue dado pelos dadores está na forma de sangue total. Após a sua doação, o sangue para além de analisado é separado nos seus principais componentes: Concentrado eritrocitário (a parte vermelha), Plasma (a parte amarela) e plaquetas (as células da coagulação). Cada componente tem indicações terapêuticas específicas. O sangue na forma de concentrado eritrocitário só é inutilizado se apresentar algum problema depois de processado.
No Hospital Vila Franca de Xira, o Plasma é congelado e fica de quarentena até que o dador realize novas análises numa nova dádiva.
Todo o Sangue Doado é analisado? Sim. É analisado para as seguintes infeções: Hepatite B e C e VIH. É efetuada também a pesquisa de anticorpos para a sífilis e do vírus linfotrópico das células T humanas. Podem ser realizados outros testes, consoante o historial clínico e as informações dadas por cada pessoa.
O Serviço de Sangue do HVFX situa-se no Serviço de Imunohemoterapia, cujo sistema de gestão da qualidade se encontra certificado segundo a norma ISO 9001:2015. Não é necessário realizar marcação e o estacionamento é gratuito. Tratamos ainda de toda a documentação necessária para apresentar à sua entidade patronal.
SE TIVER DÚVIDAS, CONTACTE-NOS! E-mail: imuno_geral@ulsetejo.min-saude.pt Telefone: 263 006 577
Serviço de Sangue do Hospital de Vila Franca de Xira, da Unidade Local de Saúde do Estuário do Tejo,EPE