JQUERY RADIO PLAYER and WORDPRESS RADIO PLUGIN powered by WordPress Webdesign Dexheim and FULL SERVICE ONLINE AGENTUR MAINZ
14.1 C
Lisboa

Feira de Maio de Azambuja com Los Romeros e Richie Campbell

A Centenária Feira de Maio está de regresso à vila de Azambuja, entre os dias 23 e 27 de maio de 2024. Serão cinco dias recheados de festa brava e afición, onde não vão faltar atividades equestres, taurinas, um espaço de gastronomia, animação popular e muita música.

Em destaque, na primeira noite, quinta-feira 23, o concerto com Los Romeros, e no sábado, dia 25, sobe ao palco Richie Campbell, no Jardim Urbano Dr. Joaquim A. Ramos. Duas grandes propostas musicais, a não perder, gratuitas para todo o público.

Nas ruas da vila, as cinco largadas de toiros continuam a constituir a grande atração do evento, fazendo as delícias dos mais aficionados e dos milhares de visitantes. “Isto, sem esquecer as muitas tertúlias particulares, que abrem as portas a quem queira refrescar a garganta ou petiscar, e ainda a ornamentação bem garrida e castiça de fachadas e janelas que tornam esta feira tão genuína e única, em pleno coração de Azambuja”, destaca o município em nota de imprensa.

No dia 23 de maio, pelas 17h00, na Praça do Município, acontece a inauguração oficial da Centenária Feira de Maio, que contará com a participação de campinos, muitos elementos das tertúlias e ainda a fanfarra da Associação dos Bombeiros Voluntários de Azambuja, . Este primeiro, que é o Dia das Tertúlias, vai começar, às 15h00, com o tradicional desfile de tertúlias pelas ruas da vila acompanhadas pelo grupo popular “Pilha-Galinhas”; seguindo-se, às 16h30, o espetáculo “Isto é Azambuja”, criando ambiente para a inauguração. A fechar o dia, terá lugar o concerto com o grupo Los Romeros, às 23h00, no Jardim Urbano.

Para a noite de sexta-feira, 24 de maio, está reservado um dos momentos altos da festa, o desfile dos campinos com o gado, à luz de archotes, a partir das 21h00, seguido da emblemática espera de toiros e largada noturna. Após a recolha dos toiros, já para lá da meia-noite, inicia-se a distribuição gratuita de sardinhas, pão e vinho em diversos pontos centrais da vila. Pela noite dentro, e pelas ruas fora…, animação garantida com vários grupos de baile – “Grupo D’vinus” no Largo do Rossio, “Solo Así” com a participação especial de Luís Fialho, no Largo de Palmela. A não perder, também, o tradicional programa de Fado Vadio no Largo da Fonte de Santo António e no Largo dos Pescadores, e ainda três bandinhas itinerantes a animar as ruas e os arraiais. Às 02h30 da madrugada, a Praça do Município promete encher com o espetáculo “P*ta da Loucura”.

O Dia do Cavalo – sábado, será dedicado às atividades equestres, com o Concurso de Modelo e Andamentos – Classe Éguas Afilhadas, no Centro Hípico Lebreiro, às 14h30; com a prova de perícia de campinos e as provas de condução de jogos de cabrestos, a partir das 15h00, na Rua Engº Moniz da Maia. A partir das 21h30, anuncia-se o tradicional passeio livre a cavalo, pelas ruas da vila e com visita a várias tertúlias.

Richie Campbell é uma das presenças asseguradas

Dois pontos altos marcam a animação na grande noite de sábado. Um é o concerto com o artista português Richie Campbell, marcado para as 23h00, no Jardim Urbano. O outro é a já tradicional “Festa dos Anos 80 da Tertúlia CCM”, que nesta edição terá lugar na Praça do Município, com animação garantida a partir das 00h30 até o público querer.

Na manhã de domingo, 26 de maio, preenche-se a página mais solene da Feira de Maio, com a tradicional Homenagem ao Campino. Este ano, todos os campinos terão o seu valor publicamente reconhecido na pessoa de Francisco Manuel Silva (Xico das Várzeas), um dos campinos que há mais anos participa na Feira de Maio e que tem dedicado a sua vida à criação do toiro bravo. No segundo momento da cerimónia, será entregue o Pampilho de Honra gravado com o nome de Casimiro Rodrigues Borda D’ Água.

Ainda no domingo – Dia do Campino, destaque para a tradicional Corrida de Toiros à Portuguesa, pelas quatro e meia da tarde, na Praça de Touros Dr. Ortigão Costa.

Na reta final das festividades, a manhã de segunda-feira, 27 de maio, é dedicada às crianças com a iniciativa “Feira na Vila”, recheada de atividades de animação para alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Especial, pelas ruas do evento. A derradeira tarde preenche-se com a entrega de diplomas e prémios às melhores ornamentações, e despede-se com a última largada de toiros. À meia-noite, um espetáculo de fogo-de-artifício dará por encerrada a Feira de Maio 2024!

Esta edição contempla ainda uma sessão de “Mesa da Tortura”, uma prova de resistência e bravura para os mais corajosos, que terá lugar na Praça de Touros Dr. Ortigão Costa, de 5ª para 6ªfeira à 01h00. No mesmo local, mas na madrugada de sábado para domingo (01h30), Azambuja vai receber um emocionante Concurso de Recortadores.

Este ano, a Feira de Maio volta a contar com o pavilhão de tasquinhas e artesanato – “Praça das Freguesias”, que estará instalado no Páteo Valverde. Funcionará nos cinco dias do certame, no horário das 12h00 às 24h00, exceto no primeiro dia da feira (23) em que abrirá às 18h00.

(Programa, aqui.)

últimos artigos

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor escreva um comentário
Por favor, o seu nome