O Partido Socialista oficializou a candidatura de Francisco Madelino à presidência da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos nas eleições autárquicas deste ano. Economista e docente universitário, apresenta-se como o rosto de uma lista que define como “renovada e renovadora”.
Na sua lista, surge em segundo lugar Ortélia Lobo, psicóloga e coordenadora da área do emprego no IEFP. Seguem-se o Mário Agreiro, docente na EB 2,3 de Marinhais e ex-diretor do agrupamento local, e Paulo Cação, psicólogo e atual vereador na autarquia; Daniela Santos, assistente social e diretora coordenadora da Santa Casa da Misericórdia de Salvaterra de Magos, ocupa o quinto lugar da lista; seguida por Bruna Bragança, investigadora na área das Ciências da Educação. O sétimo elemento é João Benavente, atual presidente da União de Freguesias da Glória do Ribatejo e Granho, e ex-vice-presidente da Câmara Municipal.
Em comunicado, o candidato socialista refere ainda que a proposta política do PS procura articular experiência, conhecimento técnico e proximidade às comunidades locais. “Honramos o passado, e olhamos para o futuro, para o liderar, trazendo pessoas com vida profissional fora da autarquia, mas com reflexão e ação cívicas e, na sua generalidade, trazendo sangue e ideias novas da e à comunidade.”
Na entrevista concedida ao Valor Local a 31 de março, Madelino apontou como prioridade “a valorização do potencial endógeno do concelho”, com destaque para áreas como o turismo e a mobilidade. O candidato defendeu a criação de uma unidade hoteleira que possa acolher visitantes e eventos, afirmando que o município necessita “de uma infraestrutura capaz de dar resposta a quem nos visita durante iniciativas como o Mês da Enguia”.
No mesmo registo, sublinhou a necessidade de uma abordagem estratégica aos transportes públicos e à mobilidade, reconhecendo que “o concelho tem estado parado no tempo” neste campo, e que é fundamental pensar soluções modernas para aproximar populações e valorizar o território.
A apresentação pública da lista do PS à Câmara e às Juntas de Freguesia está agendada para o próximo dia 10 de julho, no pátio do antigo Hospital da Misericórdia, em Salvaterra de Magos.