O Hospital de Vila Franca de Xira garantiu, esta segunda-feira, que “não houve qualquer erro de diagnóstico” no atendimento a um utente do Serviço de Urgência de Ortopedia que, segundo notícias recentes, terá recebido um diagnóstico diferente numa unidade privada. O utente em causa dirigiu-se ao hospital de Vila Franca e acusou, na comunicação social, o clínico da especialidade de estar mais interessado em assistir a um jogo de futebol do que proceder a um atendimento em condições.
Em comunicado, a unidade integrada na ULS Estuário do Tejo afirma que o procedimento “seguiu rigorosamente os protocolos clínicos estabelecidos”, tendo sido efetuada radiografia, prescritos anti-inflamatórios, analgésicos e medicação para náuseas. O médico recomendou ainda, “de forma expressa”, a realização de uma consulta de especialidade em ortopedia no Serviço Nacional de Saúde.
Segundo o hospital, a patologia referida nas notícias só pode ser confirmada por exames de exclusão próprios de uma consulta de ortopedia. “O hospital desconhece o diagnóstico realizado fora do SNS”, acrescenta. Entretanto, o utente depois de ter dirigido críticas ao hospital, regressou àquela unidade de saúde após a divulgação do caso, e ao que o Valor Local apurou teve de ser submetido a uma intervenção cirúrgica, dado o agravar do seu estado clínico.
Hospital garante que todas as regras de qualidade e segurança são cumpridas
A administração sublinha que, este ano, o Serviço de Urgência já atendeu 75 750 pessoas, quase 300 por dia, e que “todas as regras de qualidade e segurança” foram cumpridas, inclusive noutros episódios também noticiados.
Apesar de rejeitar falhas, a ULS Estuário do Tejo decidiu instaurar um inquérito para averiguar o atendimento, “reforçando que a segurança dos doentes é uma prioridade absoluta”.