Foi concluída a empreitada de reabilitação e ampliação do Sistema de Alenquer IV, um investimento de 6,3 milhões de euros, de acordo com nota de imprensa da EPAL, que vem reforçar o abastecimento de água em alta aos municípios de Alenquer, Mafra, Torres Vedras, Arruda dos Vinhos e Sobral de Monte Agraço.
A intervenção permitiu modernizar uma infraestrutura estratégica, concebida em estreita articulação com os municípios servidos, com o objetivo de garantir “elevados padrões de qualidade da água, maior eficiência operacional e uma maior resiliência do sistema”, sublinha o mesmo comunicado.
Alternativa ao Aqueduto de Alviela
A nova infraestrutura, agora em plena exploração, assume-se também como uma alternativa ao Aqueduto do Alviela, o mais antigo da EPAL, com mais de 150 anos de funcionamento contínuo. Esta solução permite reforçar a segurança e fiabilidade do abastecimento, através da criação de reservas adequadas às atuais exigências de exploração.
No âmbito da empreitada foram realizados diversos trabalhos de reabilitação e ampliação, nomeadamente a reabilitação da conduta de Alenquer numa extensão de 3.600 metros, a execução de 4.100 metros de novas condutas, a ampliação em 500 metros cúbicos do reservatório de Alenquer IV e intervenções nos pontos de entrega de água em Casais da Marmeleira e Casal Machado.




