Duas dezenas de jovens alunos do concelho de Salvaterra de Magos desenvolveram experiências com a água no âmbito da NaturÁgua. Implicou conhecer todo o processo desde a captação de água no subsolo até à sua entrega na torneira de casa ou da escola.
Na passada quarta-feira, 10 de julho, a tarde foi passada na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Salvaterra de Magos que trata a água que abastece parte do concelho.
Os alunos, tiveram oportunidade de desenvolver experiências químicas, físicas e sensoriais à volta da água. Mediram os níveis de cloro e turvação nas várias fases do tratamento e debateram a sua evolução. Tiveram até oportunidade de saborear a água ao natural e com sabores que resultam da introdução de frutos como laranja, morango, mirtilo ou framboesa.
A ação de promoção do conhecimento e sensibilização está integrada no EmpreenSer, programa de desenvolvimento de competências socioemocionais promovido pelo município de Salvaterra de Magos, que decorre ao longo do mês de julho com múltiplas atividades.
O programa EmpreenSer é promovido pelo Município de Salvaterra de Magos e visa promover o desenvolvimento de competências e estimular a partilha de conhecimento e emoções nos alunos participantes. Estudantes de várias escolas do concelho, com idades entre os 13 e os 18 anos, alinham nesta aventura e seguem os desafios dos monitores.
As visitas às fábricas da água decorrem nos sete concelhos que integram a AR: Almeirim, Alpiarça, Benavente, Chamusca, Coruche, Salvaterra de Magos e Torres Novas.