A Junta de Freguesia de Alverca do Ribatejo e Sobralinho vai assinar um protocolo com a miMed – Cuidados de Saúde, destinado a desenvolver, na União de Freguesias, um Programa de Saúde Mental especialmente dirigido aos cidadãos com necessidades socioeconómicas.
A assinatura deste protocolo acontece simbolicamente no dia em que se assinala o Dia Mundial da Saúde Mental, no próximo dia 10 de outubro. O Programa de Saúde Mental foi uma das ações previstas no plano de atividades da União de Freguesias para 2023 e tem como principal objetivo “contribuir para combater o impacto negativo da pandemia na saúde mental, que aumentou as taxas deste tipo de problemas nas populações, num contexto em que o aumento das dificuldades socioeconómicas e da incerteza é também determinante no desenvolvimento de alterações do foro psicológico”, refere aquela autarquia em comunicado.
Através deste protocolo, a Junta de Freguesia, em parceria com a miMed, “cria uma resposta clínica por parte de profissionais de saúde desta área de especialidade a custos controlados, especialmente dirigida aos cidadãos de baixos rendimentos que necessitem de seguimento nesta área”. Ao mesmo tempo, serão desenvolvidas ações pedagógicas e de sensibilização para a temática da saúde mental, abrangendo crianças, jovens e adultos e agindo também junto das escolas e de colaboradores de empresas e instituições.
Através desta parceria, a Junta de Freguesia espera contribuir para uma redução das consequências sociais e económicas resultantes da perturbação mental.