A menos de um ano das eleições autárquicas vamos dar a conhecer o trabalho de alguns presidentes de junta da nossa região. A um ano de terminar o seu segundo mandato à frente da Junta de Freguesia de Arruda dos Vinhos, Fábio Morgado, revela ao Valor Local que está em cima da mesa recandidatar-se a um terceiro mandato.
O autarca refere que muito daquilo que estava presente no sue manifesto eleitoral foi cumprido, sendo que a requalificação da Rua Policarpo Martins é um dos principais projetos que a junta tem em mãos, e que passa pela reformulação do parque infantil, recinto de jogos, e das zonas de convívio na margem do rio (churrasqueiras), que potencializarão uma melhor utilização do espaço público enquanto ponto de encontro e convívio. Ao Valor Local, o autarca fala ainda do projeto de criar um parque canino naquela zona da vila.
“Queremos apostar nesta conjugação até porque a zona do Vale Quente de Baixo” tem muita gente nova e são precisos mais equipamentos”, sendo que este é um investimento que “nunca será inferior a 20 mil euros”. Esta necessidade de se apostar em formas de se usufruir do espaço para quem vive em Arruda, também passou pela criação de um parque canino na zona do Casal Telheiro, e “com este novo projeto ampliamos também a rede de locais onde se pode passear os cães”. O autarca dá conta que se tem apostado na colocação de sacos nos espaços públicos para recolha dos dejetos dos animais, mas nem sempre com sucesso, porque o civismo não vai imperando. Por ano a junta de freguesia despende 3000 euros em sacos para aquele fim.
Start Up Cultural tem recebido vários artistas
Ainda neste mandato a junta pretende implementar melhorias na nova urbanização em marcha na Quinta da Venga, junto ao Lidl, com a colocação de mobiliário urbano. Fonte de Ouro e Rua Ladislau terão novos parques infantis, “porque os equipamentos necessitam de ser substituídos”, agora com a reintrodução da areia que já é possível, e sem o piso emborrachado, “mais caro de manter”. Os três novos parques serão com areia.
Um dos projetos que a freguesia abraçou ainda no primeiro mandato prendeu-se com a Start Up Cultural que funciona na antiga escola primária da Quinta da Serra. Por lá têm passado escultores, fotógrafos, entre outros artistas com o objetivo de fazerem ali uma residência artística, uma espécie de retiro. Estes artistas deixam sempre uma obra para a freguesia. O próximo convidado da junta será um escritor que vai promover um curso de escrita criativa gratuito para a população. Esta é para Fábio Morgado uma aposta ganha com a nova vocação que foi encontrada para aquele espaço que foi de ensino e que hoje é de cultura. Fábio Morgado lamenta apenas que neste mandato tenha ficado por fazer o projeto dos balouços panorâmicos que estavam previstos, mas que cuja logística não permitiu.