António José Seguro foi o vencedor incontestado da 1ª volta das eleições presidenciais de 18 de janeiro. Numas eleições fortemente participadas e com um número invulgar de candidatos (a que não faltou a anedota de constarem no boletim 3 candidatos não validados pelo Tribunal Constitucional) António José Seguro conseguiu 31% dos votos dos portugueses. Em 2º lugar ficou André Ventura com 23% dos votos dos portugueses.
Muitos candidatos, fortes campanhas de rua, as tradicionais visitas a feiras e mercados, tempos de antena, máquinas partidárias na rua, presenças maciças nas redes sociais, acompanhamento da imprensa e sondagens para todos os gostos, ouve de tudo o que permitiu uma forte imprevisibilidade nos resultados até ao fim.
Desde muito cedo se percebeu que havia 5 candidatos com possibilidades de passar à 2ª volta: Gouveia e Melo, Marques Mendes, André Ventura, Cotrim de Figueiredo e António José Seguro. Convém recordar que há um ano o Almirante Gouveia e Melo aparecia como vencedor incontestável na 1ª volta. Depois seguiu-se uma fase em que Gouveia e Melo e Luis Marques Mendes apareciam como as mais fortes probabilidades de passarem à 2ª volta.
Creio que o momento decisivo nesta peleia a dois terá sido o debate televisivo entre os dois, onde o almirante atingiu profundamente o adversário, que não mais viria a recuperar, embora sem capitalizar em causa própria, os ganhos desse golpe fatal. O candidato que apoiei, Luis Marques Mendes teve uma derrota copiosa, que fica para memória (e análise) futura.
Temos assim e aqui chegados, a caminho da 2ª volta das eleições presidenciais do dia 8 de fevereiro os dois candidatos vencedores da 1ª volta e que me parece que ambos voltarão a vencer na 2ª volta. António José Seguro, que parte na frente e de quem os barões socialistas disseram aquilo que Maomé nunca disse do toucinho e que agora se chegam à frente no apoio como se nós não soubéssemos o que fizeram no verão passado e muitos outros apoiantes dos candidatos que não passara à 2ª volta …. e André Ventura que, embora num noutro registo, também não deixará de cantar vitória na 2ª volta !!




