O médico Luis Ramos é o novo diretor do Departamento de Formação e Investigação. A informação foi avançada pela ULS do Estuário do Tejo em comunicado.
Segundo o mesmo, trata-se de uma nova estrutura orgânica “que visa apoiar e reforçar a atividade e o desenvolvimento da investigação clínica e impulsionar o avanço do conhecimento, acelerando o desenvolvimento e inovação da tecnologia”.
Esta seção, que funcionará no edifício do hospital de Vila Franca de Xira, tem entre outros, o objetivo de dar resposta à ambição dos profissionais, nomeadamente no que toca ao “desenvolvimento de ensaios clínicos”. Este novo setor integra igualmente, o Centro de Promoção e Desenvolvimento de Ensaios Clínicos, que “terá como especial missão assegurar o apoio administrativo e financeiro para a realização de estudos e ensaios clínicos “no âmbito da organização e desenvolvimento destes no Serviço Nacional de Saúde”.
No fundo, esta é uma nova reestruturação organizacional, que tem como objetivo, “dar cumprimento aos novos desafios da Unidade Local de Saúde, abrangendo as diferentes áreas de cuidados de saúde e sua efetiva integração, também nas áreas de formação e investigação”.
Segundo a nota da ULS, este Departamento de Formação e Investigação terá, entre outras, as competências de apoiar e acompanhar todos os processos de formação, através da integração, monitorização e avaliação dos formandos de instituições terceiras, nacionais ou internacionais, que venham realizar estágios na Unidade Local de Saúde”;
A promoção de parcerias com outros estabelecimentos de saúde, ensino, centros de investigação, e o apoio de ações da Unidade Local de Saúde do Estuário do Tejo.
Junta-se a isto o administrativo às diversas comissões na Unidade Local de Saúde do Estuário do Tejo e a difusão do conhecimento científico produzido ao nível nacional e internacional.