Abriu hoje ao público, mais um troço do Passeio Ribeirinho de Vila Franca para desfrutar, com a abertura do troço entre Alverca e Sobralinho, num projeto de requalificação e conservação ambiental e paisagística da frente rio daquele concelho.
Este novo espaço de lazer e mobilidade suave destaca-se pela integração de tecnologia amiga do ambiente, oferecendo aos utilizadores bancos equipados com carregadores alimentados por baterias solares, bem como postes de iluminação inteligentes com acesso gratuito a Wi-Fi e carregamento com sistemas de geração de energia solar e eólica.
“A nova infraestrutura reforça o compromisso do Município com a modernização urbana e a promoção de estilos de vida ativos e sustentáveis”, sustenta a autarquia em nota de imprensa.
O novo troço do projeto designado Parque Linear Ribeirinho do Estuário do Tejo/Alverca do Ribatejo – Sobralinho – Fase 1 – PLRETAS – representa uma extensão de cerca de 5 km numa área aproximada de 14,1 hectares. Situa-se junto ao Complexo Militar de Alverca da Força Aérea Portuguesa, e começou a ser construído em março de 2023. O Caminho Ribeirinho fica agora com cerca de 17 km, e o objetivo é interligar os 22 quilómetros da Frente Ribeirinha.