A Comunidade Intermunicipal do Oeste realizou esta terça-feira, em Caldas da Rainha, a primeira reunião de trabalho da Rede Intermunicipal de Profissionais de Juventude do Oeste, assinalando o arranque formal de uma estratégia integrada para o reforço das políticas de juventude na região.
Tendo em vista este objetivo, vão ser levados a cabo diagnósticos municipais atualizados sobre a realidade juvenil, a identificação das principais necessidades e desafios enfrentados pelos jovens, o reforço dos mecanismos de participação juvenil na construção das políticas públicas locais e o desenvolvimento de estratégias mais acessíveis, inovadoras e mobilizadoras.
A Rede Intermunicipal de Profissionais de Juventude do Oeste aposta igualmente no fortalecimento da cooperação intermunicipal, promovendo a partilha de boas práticas e a criação de projetos conjuntos, com vista à otimização de recursos e à maximização do impacto das intervenções. Paralelamente, será trabalhada a identificação e mobilização de linhas de financiamento nacionais e europeias, bem como a definição de um plano de ação intermunicipal com metas e indicadores que permitam monitorizar a evolução das políticas de juventude na região.
Com a realização deste encontro, “a OesteCIM reafirma o seu compromisso com uma visão estratégica e integrada para o território do Oeste, assente na cooperação intermunicipal, na qualificação dos profissionais e na promoção de políticas de juventude mais eficazes, inclusivas e sustentáveis, orientadas para o futuro das novas gerações”, diz em nota de imprensa




