A antiga vice-presidente da Câmara de Arruda dos Vinhos, eleita pelo PS, nas listas lideradas pelo também ex-autarca André Rijo, Rute Miriam, vai ser a candidata à presidência da autarquia nas eleições de 2025. Natural de Arranhó, vai liderar uma lista de independentes, da qual fazem parte elementos do PSD, partido no qual militou, antes de receber o convite para o projeto autárquico socialista que ganhou a Câmara nas eleições de 2013. O Valor Local apurou esta informação através de fonte identificada.
O movimento independente chama-se “Juntos por Arruda” e faz a sua apresentação pública no dia 8 de dezembro, 17h00, no Auditório Municipal de Arruda dos Vinhos. O objetivo deste movimento, segundo a mesma fonte, passa por reunir apoios de vários espetros partidários “com o objetivo de dar um novo impulso ao concelho de Arruda dos Vinhos, sobretudo a nível económico”.
Rute Miriam, 46 anos, independente, foi vice-presidente da Câmara durante os mandatos de 2013-2017 e 2017-2021. Nas últimas eleições foi a número três à Câmara, e perdeu a vice-presidência para o agora presidente de Câmara, Carlos Alves. Há muito que se falava num mal estar entre Rute Miriam e as hostes socialistas. A antiga vereadora renunciou ao mandato há um ano, evocando motivos profissionais. Poucos meses depois também André Rijo abdicava do cargo, para ingressar nas listas do PS à Assembleia da Republica. Com a eleição de Rijo, Carlos Alves passou a ser o presidente de Câmara, e deverá ser recandidato em 2025.
Segundo a mesma fonte ao Valor Local, o regresso de Rute Miriam à política, agora numa lista independente, estava a ser preparado há um ano. Durante os anos em que esteve à frente da Câmara, Rute Miriam assumiu pastas como a Proteção Civil, Ação Social, e o canil municipal.