A Unidade Local de Saúde (ULS) do Estuário do Tejo vai criar mais uma junta médica de avaliação para incapacidade, a juntar à que existe atualmente no centro de saúde do Forte da Casa. Segundo uma nota de imprensa enviada ao nosso jornal, esta nova unidade deverá entrar em funcionamento em outubro deste ano, embora não seja adiantada ainda a localização.
As consultas são realizadas por médicas com “competência para o desempenho desta atividade em prestação de serviços, sobre a orientação da Unidade de Saúde Pública”, segundo a nota da ULS.
A título de informação, em dezembro do ano passado, existiam 1802 pedidos em espera, tanto para primeiros atestados multiusos como para reavaliações. A redução dos tempos de espera, tem sido uma preocupação da nova ULS Estuário do Tejo que entrou em funções em janeiro de 2024.
A contribuir para este número está o período pandémico COVID-19 em que as consultas estiveram paradas. Aos 1802 pedidos pendentes em dezembro de 2023, somam-se 1057 pedidos realizados nos primeiros 6 meses deste ano, perfazendo um total de 2859 pedidos.
No presente momento, o total de pedidos em espera é de 1021, sendo a data dos requerimentos mais antigos a aguardar resposta de março de 2023.
De acordo com a informação avançada ao Valor Local pela ULS, a criação de mais uma unidade deste tipo servirá para acelerar os processos burocráticos inerentes e com isso “melhorar a capacidade de resposta atual”.
Para agilizar os processos de pedido de junta médica, a ULS está a pedir aos utentes o preenchimento de requerimento que pode ser entregue presencialmente, em qualquer unidade de saúde da ULS Estuário do Tejo ou deve pedir mais informações para o telefone: 219535204