A Unidade Local de Saúde (ULS) do Estuário do Tejo espera levar a cabo a contratação de 70 novos enfermeiros até ao final do ano, através do lançamento de vários procedimentos concursais. Este mês, a ULS que integra o hospital de Vila Franca de Xira e os centros de saúde dos concelhos de Alenquer, Azambuja, Vila Franca de Xira, Arruda dos Vinhos e Benavente acabou de admitir sete novas enfermeiras gestoras, o correspondente ao topo da carreira naquela profissão.
Num vídeo no canal de Youtube da ULS, as novas enfermeiras gestoras, Joana Simão, Patrícia Nascimento e Cidália Gomes, dão conta das expetativas quanto a uma nova fase nas suas profissões e do desafio no Hospital de Vila Franca.
Carlos Andrade Costa, presidente do conselho de administração da ULS, por seu lado, reforça a necessidade de contratação destes novos profissionais no conjunto dos 70 que o hospital necessita, dadas as carências na área da enfermagem. “Não é normal na vida destas instituições abrir logo este número de vagas, mas penso que é uma grande oportunidade para esta casa se fortalecer”. Nas últimas semanas entrou em tramitação um concurso para contratação de 34 enfermeiros dos 70 que a ULS pretende enquadrar até final do ano.
O hospital vai ainda proceder à contratação de outros profissionais em diferentes categorias: técnicos de diagnóstico, administrativos, psicólogos clínicos, técnicos de ortóptica, técnicos de cardiopneumologia.