O Hospital Distrital de Santarém recebeu este mês 29 novos médicos internos que iniciam o seu percurso formativo na Unidade Local de Saúde da Lezíria. Do total, 15 internos integram a formação geral e 14 a formação específica.
Na sessão de abertura, Filipa Vilarinho, diretora do Internato Médico para a área dos Cuidados de Saúde Hospitalares da ULS Lezíria, deu as boas-vindas aos novos internos, no passado dia 5 de janeiro, sublinhando a importância simbólica e profissional do momento. “É com muito prazer que recebemos hoje os internos na nossa ULS e na nossa cidade de Santarém, num momento pensado para vos acolher e integrar”, referiu.
ULS Lezíria quer afirmar-se como unidade atrativa
Pedro Marques, presidente do Conselho de Administração da ULS Lezíria, destacou o significado institucional da cerimónia, considerando que a integração dos novos médicos representa “uma renovação da capacidade técnica e científica da instituição”. O responsável sublinhou ainda a ambição de tornar a ULS Lezíria uma das unidades mais atrativas do país, apostando na investigação, na formação profissional e na fixação de médicos no território, associadas à qualidade de vida.
Município e freguesia reforçam acolhimento aos profissionais de saúde
Em representação do Município de Santarém, a vereadora com o pelouro da saúde, Teresa Cristina Ferreira, salientou o papel social da profissão médica e manifestou o orgulho do concelho na escolha da ULS Lezíria. “Ser médico é assumir uma responsabilidade social de enorme relevância”, afirmou, reforçando a vontade do município em criar condições para que os profissionais possam desenvolver projetos de vida pessoal e profissional em Santarém.
Seguiu-se a intervenção de Alfredo Amante, presidente da União de Freguesias da Cidade de Santarém, que destacou o espírito de equipa e a importância da integração dos novos internos na comunidade local, garantindo total disponibilidade para apoiar o seu percurso.




