Durante o mês de abril, o edifício dos Paços do Concelho, em Vila Franca de Xira, vai estar iluminado de azul, associando-se à Campanha do Mês Internacional da Prevenção dos Maus Tratos na Infância.
O Município e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Vila Franca de Xira unem-se, mais uma vez, para alertarem para esta problemática, cumprindo a missão de prevenção, promoção e proteção dos direitos das crianças e dos jovens.
Na manhã do dia 28 de abril (2ª. Feira), será formado um laço humano, no Largo dos Paços do Concelho, em Vila Franca de Xira, dinamizado pela CPCJ VFX. Será também colocado um laço azul no edifício da Câmara Municipal.
Ao longo do mês de abril, a CPCJ e os parceiros vão criar os seus laços azuis e colocar nos respetivos edifícios, em particular nas escolas e entidades com competências em infância e juventude, reforçando a sensibilização dos maus-tratos, através da campanha que tem por lema “Serei o que me deres… que seja amor”.
O “Movimento do Laço Azul” foi criado, em 1989, no Estado da Virgínia, nos Estados Unidos da América, por Bonnie W. Finney que, para simbolizar a dor pela morte de um dos netos, vítima de maus-tratos pelos progenitores, decidiu atar um laço azul à antena do carro. A escolha da cor azul reflete a cor habitual das lesões (nódoas negras) deixadas nas vítimas.
O laço azul foi adotado como símbolo de alerta para a luta na proteção das crianças contra os maus-tratos, ganhando relevância mundial.