A Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) da Unidade Local de Saúde Estuário do Tejo registou, nos primeiros quatro meses de 2025, uma taxa de operacionalidade de 99,6 por cento. De acordo com os dados do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) trata-se de uma das mais altas taxas de operacionalidade do Serviço Nacional de Saúde.
Ainda segundo os mesmos dados, de janeiro a abril, a VMER do Hospital de Vila Franca de Xira foi acionada mais de 220 vezes por mês, ou seja, quase sete vezes por dia, em média.
A operacionalidade destas viaturas é essencial para a capacidade de resposta da ULS Estuário do Tejo nas situações em que doentes ou acidentados corram riscos críticos de vida.
As VMER são veículos de intervenção pré-hospitalar, destinados ao transporte rápido de uma equipa médica diretamente ao local onde se encontra o doente. Têm como principal objetivo a estabilização pré-hospitalar e o acompanhamento médico durante o transporte de vítimas de acidente ou doença súbita. As equipas são constituídas por médicos e enfermeiros do Hospital em que operam, dispondo a viatura de equipamento para o Suporte Avançado de Vida em situações do foro médico ou traumatológico.
Atuando na dependência direta do INEM, as VMER têm base hospitalar, funcionando como uma extensão do Serviço de Urgência à comunidade.