A Águas do Tejo Atlântico, em conjunto com as restantes empresas do Grupo Águas de Portugal, promoveu uma ação de sensibilização online intitulada “Monstros vs Aliens”.
Esta iniciativa contou com a presença de 15 000 participantes oriundos de mais de 500 entidades diferentes, na sua maioria comunidade escolar, proveniente de 115 municípios de várias regiões do país que, na primeira parte do programa, abordaram a circularidade da água, aprenderam sobre a magia da água pura, ouviram falar sobre a Incrível “Viagem do Cocó” e desenharam “muitos emojis de cocó”, “a estrela principal da manhã”, diz a ADTA em comunicado de imprensa.
Na segunda parte do programa, aprenderam a fazer “aliens do cano”, recordando o que não nunca deve ir para o esgoto e a diferença entre papel higiénico e toalhitas, “assim como aprenderam a fazer monstros de slime, que também não devem ir parar ao cano”.
Por último, foram lançados dois desafios aos presentes, com o projeto H2O Kids e o projeto Super Amigo. Nesta ação conjunta, procurou educar-se, através de “momentos de pura diversão, para as boas práticas a adotar aquilo que não deve ir para o cano, um problema bastante grave porque há ainda muito lixo a invadir e a chegar às Fábricas de Água (ETAR), prejudicando o seu funcionamento e a eficiência do tratamento do efluente”.
Oferecendo uma abordagem diferente para falar sobre ciência, com o objetivo de educar e sensibilizar o público sobre o problema do lixo que contamina a rede de saneamento e que coloca em risco a saúde pública e a proteção do ambiente, esta iniciativa estava integrada na celebração do Dia Mundial do Saneamento que se comemorou a 19 de novembro.