Oito elementos da Coligação TODOS, apoiada por PSD, CDS-PP e IL, foram alvo de um ataque na madrugada desta terça-feira, enquanto realizavam trabalhos de melhoria na futura sede do movimento, situada na Rua 1º de Maio no Carregado.
Segundo comunicado da Coligação, na página de facebook, indivíduos não identificados aproveitaram-se de uma porta aberta para invadir o espaço e descarregar dois extintores de pó químico na sala onde se encontravam os militantes. A situação colocou em risco a segurança dos presentes, agravada pela existência de apenas uma porta de saída, que se encontrava aberta, permitindo a evacuação para o jardim.
A Coligação TODOS considera tratar-se de um “atentado à liberdade política”, alegando que o espaço em questão está identificado publicamente há mais de três semanas como a sua futura sede, o que descarta, segundo os responsáveis, a hipótese de se tratar de um ato aleatório.
A polícia esteve no local e registou a ocorrência. Até ao momento, não foram identificados os autores. A Coligação anunciou ainda a apresentação de queixa-crime contra desconhecidos, exigindo investigação célere e responsabilização dos envolvidos. “Não nos deixaremos intimidar”, referem, sublinhando que a sua ação política continuará “assente na democracia, na liberdade e no respeito”.