O festival Alma do Vinho regressa de 11 a 14 de setembro com mais “experiências imperdíveis”, “um evento premiado que cumpre a 7ª edição com bilhetes vendidos em mais de 40 países e que se estende entre a boa música, o vinho de excelência e a comida de fazer crescer água na boca confecionada pelos melhores chefs da região”, destaca o município em nota de imprensa. O evento realiza-se no Parque Urbano da Romeira, entre 11 e 14 de setembro, com concertos a cargo de Buba Espinho, Daniela Mercury, Os Quatro e Meia e Bárbara Bandeira. Toda a programação está disponível aqui.
Num concelho onde existem mais de 8.000 hectares de vinha plantada à mercê de um terroir único, o vinho é um elemento de excelência do ecossistema alenquerense, da produção ao consumo.
Na Prova de Fogo com Alma é a novidade de 2025 da Alma do Vinho em que é oferecida a possibilidade ao visitante de contactar com quatro chefs, incluindo o alenquerense João Simões ao comando. A cozinha de fogo receberá a arte e mestria à mesa dos chefs Rodrigo Castelo, Pedro Teles e Gastão Reis acompanhados por vinhos de produtores locais como Quinta Monte D’Oiro, Quinta Vale Mourisco, Quinta do Valle Riacho e Quinta do Vale Benfeito.
A entrevista de Pedro Folgado, presidente da Câmara, no adeus ao certame lançado pelos seus executivos
No Programa Enogastronómico, o dia será preenchido, começando com a partida da Gare do Oriente (Parque das Nações – Lisboa), onde o transfer está garantido. Durante a jornada, cada participante visitará uma quinta produtora de vinhos no concelho de Alenquer com prova incluída, seguindo-se o almoço, a visita ao Museu do Vinho em Alenquer e, por fim, a entrada no festival.
Um evento que não é só para os grandes conhecedores dos néctares de Baco
Para quem pouco sabe sobe o mundo vínico, o Curso de Vinho para Totós é o programa ideal, diz o município. As noções básicas sobre vinho, desde a história à forma de se produzir, são explicadas e, claro, a prova está garantida, sendo abordadas as regiões vitivinícolas portuguesas com maior ênfase para a região dos vinhos de Lisboa.
Já na Prova Premium, o desafio passa por provar um variado leque de vinhos, da região de Lisboa e, por oposição, outros dos quatro cantos do Mundo. O sommelier Pedro Moreira apresenta regiões e referências vínicas de lugares tão distintos como Alenquer, Torres Vedras, Óbidos, Borgonha, Alemanha, Argentina ou Nova Zelândia.
Se o objetivo é ter um momento inesquecível à mesa, então o Jantar Vínico com Alma é um dos eventos de referência do certame. Arquitetado e executado pelo chef João Correia, do Altis Avenida Hotel, “o menu reunirá iguarias nacionais que serão conjugadas com vinhos de qualidade garantida com proveniência de Portugal e de França, Argentina e Hungria, escolhidos por sommelier Pedro Moreira”.
Na Prova Enogastronómica, o momento é de degustação plena, tudo narrado por quem sabe. A experiência é única e imersiva, com quatro degustações de pratos sugeridos e outras quatro de vinho, a cargo dos chefs Hélio Loureiro e Óscar Geadas. A harmonização fica a cargo da equipa de enólogos do festival Alma do Vinho.
Todas as experiências serão traduzidas ao vivo para a língua inglesa. A entrada no recinto garante a possibilidade de provar de forma gratuita e moderada qualquer uma das 300 referências vínicas que as mais de três dezenas de produtores regionais presentes disponibilizam a qualquer visitante.