No concelho de Arruda dos Vinhos, as chuvas intensas das últimas semanas provocaram um impacto significativo, sobretudo ao nível da rede viária e de habitações.
Atualmente, 18 vias do concelho encontram-se cortadas ao trânsito, entre estradas nacionais, municipais e caminhos, algumas das quais totalmente destruídas. Entre os casos mais graves estão a Estrada do Lapão, a EN115 no troço Arranhó–Bucelas e a Variante de A do Mourão.
Na freguesia de Cardosas, a Estrada do Rossio está igualmente intransitável, deixando a população que serve sem alternativas de acesso às habitações.
Esta situação poderá agravar-se ou replicar-se noutros pontos do concelho, tendo em conta as previsões meteorológicas para os próximos dias.
Além das vias cortadas, outras nove estradas encontram-se condicionadas e sob avaliação permanente, nomeadamente a Estrada da Tesoureira, a Estrada de São Miguel em Cardosas, a Estrada do Carrasqueiro, na EN 248, e a EN 248 no troço Arruda–Sobral.
No dia de hoje, militares da Escola de Infantaria de Mafra estiveram no terreno para avaliar a possibilidade de apoio na reposição das condições de transitabilidade em algumas das vias afetadas.
Face à elevada instabilidade dos terrenos e das estradas, as autoridades apelam à população para que circule com a máxima prudência, respeite a sinalização colocada e evite deslocar-se para os locais afetados, sublinhando que a segurança de todos deve ser a prioridade.
Os deslocamentos de massas e abatimentos de terreno provocaram também danos em 12 habitações, na zona do Lapão, resultando em 28 pessoas desalojadas. Destas, 16 estão acolhidas em casa de familiares ou amigos e 12 em respostas asseguradas pelo município




