Desde o Euro 2024, que o restaurante Casta 85 situado no Largo Espírito Santo, Alenquer, tem promovido eventos com música ao vivo que estão a perturbar o descanso dos moradores. Francisco Ramalheira, morador naquela zona da Vila Presépio, deu conta, em reunião de Câmara, que todos os dias há música e barulho na rua até à meia noite e ao fim de semana, até às duas da manhã (hora de encerramento), que por vezes se prolonga para lá daquela hora, tendo em conta o acumular de clientes na rua. A maioria da atividade promovida pelo restaurante é ao ar livre numa zona onde “vivem pessoas dos 77 aos 99 anos”, que “são doentes”, elucidou o morador que deu conta do mal estar relativamente às atividades mais recentes da unidade de restauração.
O morador descreveu que cerca de 30 pessoas estão a ser prejudicadas, dado que não conseguem descansar devido ao barulho provocado pela atividade promovida. Ao munícipe foi inclusivamente dito que o estabelecimento teria autorização especial do presidente da Câmara. “Algo que deve ser verdade porque a própria GNR que é chamada muitas vezes, se não todos os dias, pelo menos todas as semanas, diz que não pode fazer nada, porque têm licença até às duas da manhã e com autorização especial da Câmara”. Francisco Ramalheira adiantou ainda que teve de ir dormir para casa de familiares num dos últimos fins de semana. “Estamos a ser mal tratados e incompreendidos”, finalizou. Adiantou ainda que “a população quer fazer um abaixo-assinado”. “Toda a gente se queixa nas zonas do Alão e Triana”.
Pedro Folgado, presidente da Câmara, compreendeu o ponto de vista do munícipe, realçando que vai pedir à GNR para que atue após as duas da manhã, horário limite para o estabelecimento funcionar dentro do autorizado durante este período de verão. Adiantou ainda que falaria com o promotor no sentido de “calcular algumas das questões” que afligem os moradores. “Já tinha falado com ele uma vez no sentido de ser mais comedido em relação ao barulho que faz ali durante a noite mas vou falar de novo”. Contudo o autarca valorizou a atividade promovida pelo restaurante enquanto dinamizador e polo de atração de pessoas.
O Valor Local falou com João Simões, responsável do Casta 85, que resumiu as críticas a um único morador, dizendo-se desconhecedor de outros queixosos. Referiu que tem dinamizado a zona com eventos culturais com forças vivas da terra, seja com os bombeiros, os forcados de Alenquer ou bandas filarmónicas. “Estamos a trazer muita gente nova a Alenquer fazendo algo pela cultura local”.