Está de volta mais uma mostra gastronómica da Quinzena da Codorniz em Alenquer que agora passa a ter 19 dias. A açorda de codorniz, o torricado de codorniz, os ovos rotos de codorniz, a cabidela de codorniz, o caril de codorniz, a caldeirada de codorniz, o pica-pau de codorniz, o escabeche de codorniz, a canja de codorniz, o risotto de codorniz são algumas das opções que se podem encontrar nas ementas dos restaurantes aderentes.
Os vinhos do concelho e da região vão estar também em destaque numa harmonização entre os pratos e o que se bebe. “Em cada ano, temos um vinho de um produtor diferente, cujo apuramento resulta do Concurso de Vinhos de Alenquer em que um dos critérios é mesmo a harmonização com o prato de codorniz. Este ano o vinho vencedor é o tinto Quinta Monte D´Oiro 2020′”, destaca a vereadora da Cultura, Cláudia Luís, citada em nota de imprensa.
“A cada ano que passa a novidade é sempre a codorniz e a forma como esta é cozinhada. Os restaurantes aderentes conseguem sempre surpreender-nos pelos pratos que apresentam e pelo empenho que colocam na confeção do produto. Esta mostra é um bocadinho mais alargada considerando que contemplámos mais fins de semana para quem nos quiser visitar ter a oportunidade de provar a codorniz. Queremos acreditar que ela já se tornou um símbolo de Alenquer e queremos reforçar ainda mais esse símbolo com a criação da Confraria da Codorniz, dando-lhe o valor que esta nobre carne merece, enaltecendo-a”, sublinha Cláudia Luís.
Todos os restaurantes aderentes serão galardoados pelo município com um certificado de participação numa cerimónia que terá lugar nos Paços do Concelho, a 20 de novembro.