A Junta de Freguesia de Alverca-Sobralinho, inaugurou esta quarta-feira, dia 8, uma exposição sobre a obra da escritora Alice Vieira. A exposição “Retratos Contados” de Alice Vieira vai estar patente até 9 de fevereiro no Centro Cultural do Bom Sucesso. À Rádio Valor Local, a escritora, que também é jornalista, referiu que a exposição, que já passou por outros lados, está “bastante completa” e que é “uma boa homenagem ao seu trabalho.”
Para Alice Vieira, que se assume como uma jornalista que escreve, esta exposição espelha bem o seu percurso: “A minha vida é um livro a ver, toda a gente sabe da minha vida”.
Alice Vieira considera que o jornalismo está a passar uma fase de crise, e que até nas escolas se nota isso. Lamenta que um jornal de referência como o Diário de Notícias, tenha acabado em papel e que a imprensa regional tem uma palavra a dizer na qualidade do jornalismo. Aliás ela própria a viver atualmente na Ericeira, colabora com dois jornais regionais, que considera fazerem um bom trabalho no panorama geral.
Claúdio Lotra, presidente da Junta de Alverca Sobralinho, destacou o ânimo e a “juventude” de Alice Vieira que aos 81 anos continua a produzir livros. Também a vereadora da Câmara de Vila Franca, Manuela Ralha, sublinhou que as obras de Alice Vieira são presença assídua na casa dos portugueses, inclusive na sua.
Manuel Ralha recordou que a autora “trabalha a palavra todos os dias”. “Promove a palavra todos os dias” e “é ela que nos lembra da importância da palavra e da escrita. É um símbolo, efetivamente, para todos nós”.