Em conferência de imprensa, esta manhã, a GNR, PSP, PJ e elementos da Direcção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais e do Sistema de Segurança Interna deram a conhecer que no terreno está montada uma grande operação os cinco reclusos de Vale de Judeus. Fernando Ferreira, Rodolf Lohrmann, Mark Roscaleer, Fábio Loureiro e Shergili Farjiani conseguiram sair da prisão através de uma escada e com a ajuda de três viaturas a partir do exterior, este sábado. Dois destes homens cumpriam pena máxima por crimes violentos.
O diretor nacional da Polícia Judiciária, Luís Neves, alertou, durante a conferência de imprensa para o caráter violento dos reclusos. Recomendou a não interação com os mesmos no caso de um possível avistamento dos sujeitos. Luís Neves referiu ainda que a fuga foi pensada ao detalhe e que são pessoas muito violentas e alerta a população para o perigo. “Dos nossos trabalhos que já levam 20 horas detetamos que todos os pormenores [foram preparados ao mínimo detalhe”.
Já o diretor-geral de Reinserção e Serviços Prisionais, Rui Abrunhosa, nega que esta fuga se relacione com a falta de guardas, e que o estabelecimento prisional tinha um número de guardas considerado como o adequado.