A Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira inaugurou, esta sexta-feira, a “Cabine da Cultura”. Depois do equipamento ser requalificado, a autarquia decidiu fazer este novo projeto onde os fregueses podem trocar livros e até jornais, como será o caso do Valor Local, que estará disponivel neste espaço no dia da sua saída.
Segundo Ricardo Carvalho, presidente da Junta de Freguesia de Vila Franca, “a ideia de criarmos um espaço de leitura, numa zona ao ar livre, surgiu quando descobrimos a cabine no estaleiro da Junta de Freguesia”. O equipamento, agora totalmente recuperado, “hoje viu chegar o dia do seu propósito”, salienta.
Para o presidente da junta esta “Cabine da Cultura é um espaço onde cada cidadão pode recolher ou deixar um livro, ou ainda melhor, ler no local”.
A “Cabine da Cultura” está agora situada num local nobre, virado para o Rio Tejo e para a Leziria, na zona do Cais, à entrada do Jardim Constantino Palha, para quem chega pelo acesso da Fábrica das Palavras.
Este tipo de projetos tem sido muito utilizado para troca de livros na região. Em Arranhó, Arruda dos Vinhos, existe uma cabine semelhante e com bastante adesão.