JQUERY RADIO PLAYER and WORDPRESS RADIO PLUGIN powered by WordPress Webdesign Dexheim and FULL SERVICE ONLINE AGENTUR MAINZ
12.6 C
Azambuja
spot_img

Câmara de Azambuja quer criar Comunidades de Energia Renovável no concelho

A Câmara de Azambuja vai levar a cabo na próxima segunda-feira, dia 29 de janeiro, um workshop dedicado às energias renováveis no âmbito do Roteiro Municipal para a Neutralidade Carbónica 2050, no Páteo do Valverde, às 15h00.  A autarquia apresentou uma candidatura ao European City Facility (EUCF), com o projeto Azambuja Nearly Zero Energy Building (NZEB) (Edifício de Energia quase Zero), a qual foi aprovada, com um financiamento global de 60 mil euros, que visa avaliar a viabilidade de diferentes medidas de eficiência energética e produção, para um conjunto de edifícios públicos e residenciais. O município pretende envolver os munícipes, empresas e outras entidades neste projeto.

Este financiamento por parte do EUCF ajudará a demonstrar o Nearly Zero Energy Building (NZEB) ao estudar a viabilidade deste projeto piloto para um grupo de edifícios municipais e sua subsequente expansão, para edifícios semelhantes.

Este projeto associa a Medida para o Setor de Energia Estacionária (M1), aprovada no Roteiro para a Neutralidade Carbónica de Azambuja para 2050  através de incentivos à instalação de painéis fotovoltaicos e à constituição de Comunidades de Energia Renovável (CER) para particulares (pessoas singulares ou coletivas). Mas propõe-se ainda e no âmbito deste mesmo projeto, permitir a reconversão de um edifício emblemático identificado pela autarquia, com necessidades de reabilitação para demonstração do conceito Nearly Zero Energy Building (NZEB) e a integração de diferentes medidas impulsionadoras de descarbonização. O espaço será dinamizado com ações de capacitação, sensibilização e outros eventos alinhados com o roteiro carbónico municipal.

O Roteiro Municipal para a Neutralidade Carbónica 2050, foi apresentado e discutido em Assembleia Municipal em 22 de dezembro de 2022, no auditório do Páteo Valverde, tendo sido objeto de partilha a aprovação desta candidatura, identificada no cronograma de implementação das medidas para o mesmo.

Com esta ação no Valverde, a autarquia pretende sensibilizar e envolver a comunidade, agentes de setores económicos-chave, stakeholders internos e externos, para o tema das
Alterações Climáticas, apresentação do conceito de investimento para as
Comunidades de Energia Renováveis (CER) e Projeto piloto Azambuja NZEB ao abrigo da candidatura ao EUC.

últimos artigos

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor escreva um comentário
Por favor, o seu nome