O município de Arruda dos Vinhos decidiu aceitar a transferência de competências na área da Saúde por parte do Governo. A medida foi aprovada numa das últimas reuniões de Câmara. Este é o único concelho que, estando integrado no Agrupamento de Centros de Saúde do Estuário do Tejo, não se debate com problemas de falta de médicos com o mesmo grau de gravidade em comparação com os de Azambuja, Alenquer, Benavente e Vila Franca de Xira, o que tem levado a que alguns destes municípios tenham feito depender a aceitação das competências tendo em conta a falta de clínicos nos centros de saúde em causa.

André Rijo, presidente da Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos, salientou que com este protocolo a assinar com a tutela, a gestão de questões relacionadas com a saúde no concelho, passam a ser realizadas pela Câmara e aqui incluem-se os assistentes operacionais, mas também a manutenção física dos edifícios, centro de saúde de Arruda e extensão de Arranhó, equipamentos e frota automóvel adstritos.  Esta transferência de competências apenas vai passar a ter efeito a partir de janeiro de 2024.

“A ideia é também dar-nos aqui algum tempo para prepararmos alguma regulamentação que é necessária aprovar tendo em vista também a criação do Conselho Municipal de Saúde que vai ter de ser criado”, deu conta o presidente da Câmara, que aludiu ainda à necessidade de uma Estratégia Municipal de Saúde “que terá de ser bem consertada” quer com o atual Agrupamento de Centros de Saúde do Estuário do Tejo quer com a futura Unidade Local de Saúde.

O município vai receber uma verba anual de 272 mil euros para assumir esta competência com a garantia de inscrição ainda de um valor de 650 mil euros para reabilitação do centro de saúde de Arruda dos Vinhos através do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR). O município vai receber ainda dois novos veículos elétricos através de concurso lançado para esse efeito.

Artigo anteriorTertúlia CCM entrega 2 mil 284 euros aos bombeiros de Azambuja
Próximo artigoConheça os principais condicionamentos de trânsito durante a JMJ

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor escreva um comentário
Por favor, o seu nome