O Centro de Produção de Alhandra da CIMPOR passa a ser dirigido por Mário Lopes, “profissional com mais de 30 anos de experiência no setor cimenteiro”, refere a empresa em comunicado. Trata-se da fábrica de cimento mais antiga do mundo em produção contínua no mesmo local, que celebrou este ano 131 anos de atividade. “Esta unidade é estratégica no sistema industrial da empresa, tanto pela sua dimensão como pelo papel que desempenha na cadeia de abastecimento de cimento a nível nacional”.
Mário Lopes iniciou o seu percurso na CIMPOR em 1991, como técnico do Serviço de Fabricação e Embalagem na fábrica de Alhandra. Ao longo de 25 anos na empresa, ocupou diversos cargos de responsabilidade crescente, como a direção das fábricas de Loulé e Alhandra, bem como a liderança industrial da CIMPOR na China. O seu percurso inclui ainda experiências internacionais relevantes em unidades do Grupo no Brasil, Egito, China e Marrocos.
Novo diretor passou por várias empresas do setor a nível mundial
Após a sua saída da CIMPOR, em 2016, manteve-se ligado ao setor, com funções de gestão em empresas cimenteiras na Tunísia, Arábia Saudita e Gabão que ampliaram a sua visão global sobre os desafios da indústria.
“É com um enorme sentido de responsabilidade que regresso ao Centro de Produção de Alhandra, numa altura particularmente exigente para a equipa e para a empresa. Tenho plena confiança nas pessoas que compõem esta unidade e estou certo de que, juntos, continuaremos a garantir os mais elevados padrões de qualidade, segurança e sustentabilidade”, afirma Mário Lopes, citado no mesmo comunicado.
“O regresso do engenheiro Mário Lopes à direção de Alhandra representa um reforço de competência e liderança num momento crítico para a operação da fábrica. A sua profunda experiência técnica e conhecimento da realidade da CIMPOR serão determinantes para garantir a estabilidade e a eficiência da unidade”, sublinha Cevat Mert, CEO da CIMPOR Portugal e Cabo Verde.
A nomeação do novo diretor surge “num contexto de elevada exigência operacional, impulsionada pela implementação de novos projetos estratégicos da empresa, numa unidade que tem um papel central no sistema produtivo da CIMPOR. “