Na antecâmara do Colete Encarnado, a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira apresentou, esta segunda-feira, o programa da iniciativa “Do Campo à Praça”. No fundo, esta é uma forma de ir ao encontro da “Festa Maior” de Vila Franca, onde a tradição e a religiosidade têm um papel muito forte junto das populações. No próximo fim de semana tem início a Semana da Cultura Tauromáquica com uma série de atividades.
O presidente da Câmara anunciou, entretanto que por estas dias vai acontecer a tradicional novilhada da Escola José Falcão, que devido a obras na Praça de Toiros Palha Blanco, realizar-se-á “este ano fora dessa data da Semana da Cultura Tauromáquica”.
Por outro lado, Fernando Paulo Ferreira recordou as habituais romarias à Senhora da Boa Morte (que vai estar em destaque na próxima segunda-feira na Rádio Valor Local) e Senhora de Alcamé. Aliás sobre o assunto, o autarca anunciou uma parceria com a Companhia das Lezírias para “levarmos a cabo um conjunto de obras de reabilitação da Ermida de Nossa Senhora de Alcamé”
No entanto, o autarca anunciou algumas novidades na edição de 2025. Fernando Paulo lembrou o trabalho feito pelos vários centros equestres no concelho, e anunciou como novidade a primeira edição do “Xiro Equestres”.
Esta é uma ação que vai decorrer de 8 a 11 de maio “e que resulta do esforço e do trabalho que tem sido desenvolvido nesta área do cavalo, nomeadamente, um trabalho articulado com os diversos centros equestres e pessoas ligadas a esta área”, referindo que o mesmo resulta da criação da Associação Portuguesa dos Municípios do Cavalo “em que Vila Franca de Xira será um dos municípios fundadores”.
Outra das novidades, será a primeira edição do concurso de ganadarias que decorre a 4 de maio.
O autarca destacou também o Mercado Medieval organizado pelo Centro de Bem-Estar Infantil (CBEI) que decorre de 30 de maio a 1 de junho, assinalando também assim o Dia Mundial da Criança.
Elevador na Praça de Toiros Palha Blanco
O presidente da Câmara anunciou que a Praça de Toiros vai ficar dotada de um elevador. Algo importante quando se trata de dar acesso a pessoas com mobilidade reduzida àquele recinto. O autarca vincou que no âmbito da construção e instalação do museu da tauromaquia, que esse é um assunto a ter em conta.
A necessidade desta obra é importante para a tauromaquia na cidade, e o antigo restaurante Redondel, foi o espaço escolhido para receber todos os artefactos dedicados à festa brava no concelho.