A Estalagem do Gado Bravo na Reta do Cabo, Vila Franca de Xira, poderá ser reabilitada. A informação foi avançada pelo presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, Fernando Paulo Ferreira, que em reunião do executivo, aplaudiu a ideia.
A concretizar-se este projeto, o autarca considera que se tratará da recuperação de “um ícone do Ribatejo com muita história e grandes potencialidades, tanto mais que está à beira da Reserva Natural do Estuário do Tejo”.
O autarca não se alongou em detalhes, mas confirmou a entrada nos serviços da autarquia de “uma intenção de reabilitação da antiga estalagem do Gado Bravo”, que viria a acrescentar mais quartos ao concelho de Vila Franca de Xira.
Fernando Paulo Ferreira, aproveitou para recordar que ainda está em discussão pública o Plano de Ação até dia 30 de setembro disponível no site do município e noutras plataformas, visando “o aumento do número de camas turísticas na envolvente da Reserva Natural” entre outras.
O autarca sublinhou que estão em estudo, ainda sem data, a realização de sessões públicas em cada um dos três concelhos abrangidos pela Reserva Natural, neste caso Vila Franca de Xira, Alcochete e Benavente, sessões que serão “abertas naturalmente a todos quantos queiram assistir. Presencialmente ou online”.
A icónica Estalagem do Gado Bravo foi inaugurada a 2 de outubro de 1952. O local, que fica situado na Reta do Cabo, na fronteira de Vila Franca com Samora Correia, foi muito famoso no seu auge, juntando o facto de ser um local de pernoita, mas também de restauração. A estalagem tem ainda um redondel, onde no passado, eram feitas algumas demonstrações de toureio e até algumas corridas de toiros.
O espaço, já foi, no passado alvo de várias tentativas de reabilitação, mas uma última operação imobiliária, que era considerada decisiva, deixou o edifício à espera de melhores dias. Nesta altura todo o edifício ameaça ruir, sendo que a queda do telhado permitiu as infiltrações que destruíram o que restava e levou a que a recuperação do imóvel fosse mais difícil.
Em 2001 foi apresentado um projeto de reabilitação, que previa a construção de 116 quartos, um restaurante, um pavilhão multiusos e uma piscina com balneários de apoio. Estava também prevista a recuperação do tentadero mas o projeto foi abandonado pela empresa promotora.
Agora, os autarcas e população, estão em crer que esta nova tentativa chegará a bom porto e que em breve, a Estalagem do Gado Bravo esteja ativa.