O festival Alma do Vinho na sua sexta edição desenrola-se de 12 a 15 de setembro no Parque Urbano da Romeira, em Alenquer. Nos stands de 40 produtores podem ser experimentados cerca de 300 vinhos diferentes, alguns deles premiados a nível nacional e internacional, nas salas de provas. Na petisqueira, na ostraria ou nas bancas de streetfood poderão ser provadas tantas outras iguarias sempre em harmonização com os melhores vinhos de Lisboa e do concelho de Alenquer.
Para quem pouco percebe sobre o mundo dos vinhos ou precisa de conhecer as noções mais elementares, o município de Alenquer sugere: o “Curso de Vinho para Totós“. Já a “Prova Premium” coloca os conhecedores à prova com 8 vinhos diferentes de todo o Mundo. À mesma mesa haverá brancos e tintos de lugares díspares como Lisboa, Nova Zelândia, Alenquer, Torres Vedras, França, Alemanha, Óbidos e Argentina.
O programa da Alma do Vinho contempla ainda “Jantar Vínico com Alma” que é outra atividade que terá lugar no Fórum Romeira preparado pelo chef João Simões e pelo sommelier Pedro Moreira. Na “Prova Enogastronómica, o chef Fábio Bernardino promete mais um momento de cruzamento entre vinhos e pratos.
Já no “Programa Enoturístico”, que decorre todos os dias a partir das 10h00, o convite é para que visite uma quinta do concelho e conheça todo o processo vínico, e como o vinho chega ao copo para ser degustado. Segue-se um almoço no campo, a visita ao Museu do Vinho e, ao final da tarde, a entrada no festival Alma do Vinho, com transporte para Lisboa assegurado.