Publicidade EMEL

Navegação

Edit Template
Botão Ouvir Rádio

Carregando...

Carregando...

Isac Graça dá cartas na representação em Portugal

Nascido há 33 anos em Alverca, Isac Graça, diz-nos que a sua vida artística está a atingir a maioridade. Foi há cerca de 18 anos, num curso de verão ministrado por Mauro Corage, na Casa da Juventude de Alverca, que o bichinho da criação artística entrou no jovem Isac e mudou para sempre a sua rota. O seu rumo de vida. De Alverca a Lisboa, foi um pulinho. Um pulinho curto, mas necessário, pois apesar de a cidade de Alverca ser praticamente encostada à capital, ainda existe a ideia de que tudo o que é fora de Lisboa, é longe e a Cultura está bastante centralizada em Lisboa ou no Porto. Isac, que se afirma como um ávido consumidor de música, cita o rapper nortenho, Waze, que numa canção chamada “Revolta”, a certo momento diz que os rappers do Norte têm de trabalhar 10 vezes mais que os de Lisboa para poderem singrar. Algo com o qual se identifica.

Com uma vasta experiência em teatro, além de possuir cerca de quarenta créditos na ficção nacional quer seja no cinema ou em séries, nas produções mais clássicas ou mais progressivas, Isac, nunca fez novelas e como esse género de ficção, quase que monopoliza o mercado no nosso país, faz com não seja assim tão conhecido do público. “Há tantos atores em Portugal, que devido a vários fatores não fazem novelas e não passam a ser menos atores por isso”, refere. Um exemplo disso é o caso de Ivo Canelas, que na ideia de Isac, nunca fez nenhuma novela. Mas que não deixa de ser, tanto no universo do cinema como das séries, um dos mais reconhecidos atores da sua geração. Isac trabalhou com o seu colega no filme adaptado a série para a RTP, intitulado “Soldado Milhões”, e que foi uma espécie filme de porta de entrada para que o nosso convidado passasse a ser mais conhecido pelo grande público.

Ator integra elenco de nova produção da RTP

Esta conversa que tivemos no programa Rádio Show da Rádio Valor Local aconteceu depois de Isac Graça, ter passado os últimos quatro meses a gravar “Projeto Global”, um filme de Ivo Ferreira que vai chegar aos cinemas e à antena da RTP, em forma de série durante o ano de 2025. “Projeto Global”, conta uma história real passada nos anos 80, que muita polémica causou e que muita tinta fez correr: a história das FP 25 de Abril.

Outra colaboração recente de Isac com Ivo Ferreira relaciona-se com a produção de outra série para RTP ambientada nos anos 80 e também ela sobre um tema que encheu páginas de jornais à época. “O Americano”, assim se chama esta produção, que conta a história do famoso bando dos Cavacos e o terror por eles espalhado por terra algarvias na sua senda criminosa, que culminou com a famosa fuga de Pinheiro da Cruz.

O Laboratório Artístico na SFRA

Quanto ao mais recente galardão de mérito cultural que lhe foi atribuído pela junta de Freguesia de Alverca do Ribatejo/Sobralinho, diz que, já tinha sido desafiado por Pedro Cera, um dos fundadores do grupo Cegada, para participar num projeto que servisse para promover o que se faz a nível cultural em Alverca com vista a aproximar a cultura dos alverquenses. Prontamente aceitou, e juntamente outras figuras da cultura local, onde surge entre outros, o nome do conhecido ator João de Carvalho, criaram o Teatrarte/SFRA um projeto de laboratório artístico, onde os criadores locais podem mostrar o seu trabalho. A estreia do projeto aconteceu na SFRA, com um recital e segundo Isac Graça, o mesmo “correu muito bem e em breve outras produções se seguirão.”

Isac é também um amante do “Teatro de Arte”. Segundo ele o teatro comercial também tem o seu lugar é claro. Afinal, há contas para pagar. “Mas não podemos fazer do teatro números. Seja para dez que seja para 500 espetadores, o ator tem de ter a mesma entrega e o mesmo prazer naquilo que está a fazer”. Além disso o teatro de arte, ou seja, aquele que normalmente se apresenta nas pequenas salas estúdio, “é um teatro mais intimista, um teatro que faz com que haja uma maior comunhão entre o ator e o espetador”.

Nuno Vicente

Explorar

Deixe seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

O Valor Local

logo_cabecalho

Jornal e Rádio Regionais dos concelhos de AzambujaAlenquerCartaxoVila Franca de XiraSalvaterra de MagosBenaventeCadavalArruda dos Vinhosl

Telefone: +351 961 971 323
(Chamada para a rede móvel)

Telefone: +351 263 048 895
(Chamada para a rede fixa nacional)

Email: valorlocal@valorlocal.pt

Leia também

  • All Posts
  • Nacional

© 2013-2024, Valor Local

Desenvolvido por:   CordTech.pt – Marketing & Design