João Nicolau foi o cabeça de lista às eleições do PS de Alenquer. Sem surpresas e listas adversárias concorreu e foi eleito e terá como missão elaborar as listas do PS para as próximas autárquicas daqui a um ano. A Rádio Valor Local conversou com João Nicolau, que apesar de ser apontado como sucessor ao lugar de Pedro Folgado, como candidato à Câmara de Alenquer, prefere não se comprometer para já.
Nicolau foi deputado na Assembleia da República e representante do Oeste nos dois últimos mandatos de António Costa. Nas últimas eleições apoiou internamente José Luis Carneiro e preferiu não integrar as listas de deputados, para se dedicar à causa autárquica local.
Sem falar numa sua, mais que provável, candidatura à Câmara pelos socialistas, Nicolau prefere falar em pessoas. O eleito na assembleia municipal diz que o projeto de Alenquer tem de ser ganhador e por isso sublinha que os socialistas “têm as melhores pessoas”, e apesar de dirigirem o município há quase 50 anos, existe também a capacidade de “renovação e atração de novos quadros”. “Hoje somos a maior concelhia da Federação Regional do Oeste”.
No entanto e ainda sem equipas definidas, João Nicolau defende que nas equipas autárquicas entrem pessoas que “sentem de facto a terra”, e recorda que quer manter o slogan das últimas eleições: “Gente que sente a sua terra”.
Por outro lado, o presidente da comissão política concelhia do PS, refere querer contar “com todos os militantes, em primeiro lugar, mas também com todos os socialistas e todos os munícipes do concelho, porque isto não é um projeto que se esgote nos seus munícipes, nos seus militantes, nem nos seus autarcas” e conclui: “Temos autarcas com muita experiência de gestão de freguesia, do município, e portanto, obviamente, contaremos com todos para fazer o melhor projeto para o concelho de Alenquer”.
Joao Nicolau refere que o concelho mudou nos últimos 50 anos, mas para o antigo deputado a próxima equipa autárquica tem de fazer mais.
“É importante honrarmo-nos em sermos o Partido Socialista, o partido que conseguiu investir e desenvolver o concelho ao longo destas últimas décadas”,
Educação e Transportes são desafio
Para João Nicolau uma das áreas mais desafiantes prende-se com a educação pelo que é importante “ter estabelecimentos escolares capacitados, dotados de infraestruturas suficientes para acolher todos os alunos que ingressam no sistema escolar”, até porque o concelho já conta com mais de 45 mil habitantes e as infraestruturas têm de dar algum apoio às populações.
“Não podemos esperar que, às portas de Lisboa, e com as taxas de crescimento que temos tido, possamos depois explicar que o filho de alguém não vai para a escola da sua terra, porque está lotada e tem de ir para uma escola a mais de dez quilómetros”, refere Nicolau que sublinha que estas “não são condições que se possam apresentar aos munícipes de Alenquer”.
Como exemplo, recorda que o concelho tem em vigor uma carta educativa “que apresentava como cenário um crescimento de 44 mil habitantes, mas já estamos com 46 mil habitantes, e as expectativas foram, por isso, ultrapassadas.”
Por outro lado, vinca a necessidade de reforçar os transportes e a sua adaptação às necessidades dos munícipes, “em particular aqui no eixo Alenquer- Carregado, mas também nas vias rodoviárias alternativas e vias pedonais e cicláveis”.
1 Comment
[…] PS Alenquer, anunciou, ontem, no tradicional Jantar Republicano dos socialistas de Alenquer, que é candidato à presidência da Câmara Municipal, nas eleições autárquicas de 2025, “recebendo desde […]