Jose Luís Carneiro será, segundo o jornal Expresso, o único candidato à liderança do partido Socialista. Carneiro foi derrotado por Pedro Nunos Santos, mas mereceu, em 2023, a larga confiança de algumas estruturas e militantes da região.
Embora algumas concelhias não tivessem à época declarado apoio a José Luis Carneiro, muitos foram os militantes que acreditavam que seria o homem certo para liderar o PS, após a saída de António Costa para Bruxelas na sequência da queda do Governo.
Em 2023, o antigo ministro da Administração Interna, recebeu o apoio de alguns dos antigos autarcas de Vila Franca de Xira, como os antigos presidentes de Câmara, Maria da Luz Rosinha e Alberto Mesquita, que poderão voltar a fazê-lo.
José Luis Carneiro surge agora como o quase eleito secretário-geral, dado que todos os outros possíveis candidatos, optaram por ficar de fora “tendo em conta o momento sensível que o partido atravessa, dado os resultados de domingo. É por isso necessária a união dos socialistas”, reafirmou esta noite um apoiante ao Valor Local.
Ficam de fora, Fernando Medina, Mariana Viera da Silva e Duarte Cordeiro.