O movimento “Juntos por Arruda”, que junta PSD, Iniciativa Liberal e CDS-PP, apresentou oficialmente Sérgio Agostinho como cabeça de lista à Assembleia Municipal. A apresentação teve lugar no jantar-comício de 22 de junho, que reuniu mais de uma centena de apoiantes no concelho.
Rute Miriam, candidata à Câmara, abordou também, pela primeira vez em público, os motivos que a levaram a renunciar ao cargo de vereadora em 2023, no anterior executivo municipal socialista.
A cabeça de lista explicou que, embora tenha aceitado integrar a equipa como número três, “só depois das eleições” foi informada de que o exercício das suas funções seria “em regime de meio tempo”.
A incompatibilidade com a sua atividade profissional levou a uma decisão difícil: “Em outubro, a minha entidade patronal comunicou que não autorizava a acumulação de funções e exigiu a minha presença a tempo inteiro. Perante a escolha entre perder o meu vínculo laboral ou manter o cargo em regime parcial, fui forçada a renunciar”. Ainda assim, garantiu que nunca se afastou do concelho e que regressa “pela porta principal, com a mesma determinação de sempre”.
A coligação “Juntos por Arruda” aproveitou o momento para apresentar algumas das propostas que pretende implementar no próximo mandato, caso vença as eleições. Entre os projetos anunciados está a construção de um novo centro escolar em Arruda dos Vinhos, com enfoque na intergeracionalidade e na inclusão. Foi ainda destacada a criação de um Parque Urbano, a requalificação da Praça de Touros como espaço multiusos, e a instalação da Casa da Cultura Irene Lisboa na Quinta da Murzinheira.
Rute Miriam apontou também como prioridade a área da proteção civil, referindo a escassez de meios no concelho. “Temos viaturas obsoletas, equipamentos deficitários e falta de operacionais. Este será um dos primeiros dossiês a merecer atenção imediata”, frisou.
A candidatura pretende ainda reforçar os espaços verdes do concelho, intervir nos taludes do Rio Grande da Pipa, e apoiar o comércio local através da redução de burocracia e simplificação dos processos camarários. “Queremos governar com seriedade e visão. Não estamos aqui por ambição pessoal, mas por missão. Arruda merece mais e melhor”.
Neste jantar foram ainda apresentados os cabeças de lista à juntas do Concelho. Para Arruda dos Vinhos a escolha recaiu sobre Benjamim Pitacho, para Arranhó, Valter Bugarim, em São Tiago dos Velhos será Maria Pereira. Em Cardosas, o nome escolhido foi o de Pedro Pinheiro.