O Centro de Saúde de Alcoentre está prestes a iniciar a fase de requalificação. Espera-se que até ao final do ano seja assinado o contrato para a respetiva empreitada. Este projeto visa otimizar as condições do edifício, proporcionando um atendimento mais adequado e eficiente aos utentes. A obra deverá estar no terreno em 2025, como de resto o presidente da Câmara, Silvino Lúcio, já tinha adiantado ao Valor Local.
Em nota de imprensa a Câmara recorda o histórico deste processo que foi longo: Até o final de 2023, a responsabilidade pela manutenção e conservação do edifício esteve a cargo do Ministério da Saúde. A transferência formal de competências para o Município de Azambuja ocorreu no dia 5 de janeiro de 2024.
A 23 de janeiro de 2024, o município avançou para a elaboração do projeto de reabilitação. Poucos dias depois, a Câmara Municipal de Azambuja apresentou uma candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para a requalificação da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Azambuja – Pólo de Alcoentre. A candidatura foi aprovada em 31 de maio de 2024, com um financiamento de 370 235,00€, (cerca de 90% do total da obra: 410 466,24€).
No início de setembro, foi formalizado o contrato de financiamento com a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), I.P., o que possibilitou o avanço para a fase de execução. Em outubro, a ARS LVT solicitou algumas alterações ao projeto, as quais já foram integradas.
Lançado o concurso para a empreitada, com entrega de propostas até 30 de novembro, espera-se que as obras possam arrancar já no início de 2025. O prazo previsto para a conclusão da requalificação é de 10 meses após a adjudicação.
Este investimento, que tem o apoio decisivo do PRR, permitirá a reabertura do Centro de Saúde de Alcoentre com instalações modernizadas e mais adequadas às necessidades da população.