Dois anos depois de o Valor Local ter avançado que Azambuja estava na calha para receber uma loja da cadeia de supermercados LIDL, parece que é desta que a construção do edifício pode ir para a frente. Na primeira reunião pública de Câmara do mês de junho, o município aprovou com os votos a favor do PS e PSD e o voto contra do Chega a declaração de interesse público. Até à data, este foi um processo que conheceu diversos avanços e recuos colocados pelas entidades do Estado.
Numa primeira fase, a Direção Nacional de Agricultura deu parecer negativo, porquanto a localização estava sujeita a área de Reserva Agrícola Nacional (RAN). A empresa de supermercados em causa contestou a decisão junto da Entidade Nacional de Reserva Agrícola, tendo realizado alterações “no procedimento e no projeto” de forma a obter aprovação. Para o presidente da Câmara, Silvino Lúcio, “esta loja é importante para o comércio local” tendo também em conta a escassez de unidades daquele tipo na sede de concelho.
O Lidl conseguiu fazer valer os seus argumentos junto das entidades estatais ao argumentar que não tinha outras localizações alternativas em Azambuja. O facto de não ser o proprietário do terreno também terá pesado numa decisão favorável.
Oposição não deixa de ter um pé atrás
O vereador do PSD, Rui Corça, não vê de forma negativa os intentos do Lidl, mas lamentou que a decisão possa, no seu ponto de vista, ser conflituante com as soluções de estacionamento nas imediações da estação da CP, nas quais a Câmara já estará a trabalhar, com a possibilidade de a loja ocupar grande parte desse espaço disponível. Já Inês Louro, do Chega, lamentou mais uma declaração de interesse público emitida pelo município, sem ao menos se saber que taxas o Lidl vai pagar ao município.
Junto ao Lidl vai ficar também o Intermarché Retail Park, onde hoje se situam as bombas de gasolina daquele supermercado. O Retail Park Intermaché – Azambuja integrará um novo espaço para supermercado, uma oficina para automóveis, um espaço de bricolage e um estabelecimento de restauração, à semelhança de outras unidades da mesma cadeia. As obras deste complexo deverão arrancar este ano, bem como as do Lidl.
1 Comment
Aguardo mais notícias