A Junta de Freguesia da Póvoa-Forte homenageou, no dia 23 de março, Odete Silva. A antiga deputada por Lisboa do PSD e antiga presidente da direção dos Bombeiros da Póvoa, bem como deputada municipal em Vila Franca, terá o seu nome imortalizado na rotunda que dá acesso ao quartel dos soldados da paz.
Nesta homenagem a Odete Silva, esposa de Rui Rei, atual comentador da Rádio Valor Local, e que faleceu em 2016 e estiveram várias figuras destacadas dos vários partidos políticos, nomeadamente, o presidente da Câmara de Vila Franca, Fernando Paulo Ferreira, Ana Cristina Pereira, presidente da junta, Miguel Pinto Luz, ministro das infraestruturas e o antigo primeiro ministro Pedro Passos Coelho, para além de muitos populares que não deixaram de prestar a sua homenagem postumamente a Odete Silva.
Ao Valor Local, a presidente da junta, Ana Cristina Pereira, sublinha que este foi uma homenagem mais do que justa. Para a autarca, este ato faz farte de um conjunto de outras iniciativas, que consistem na atribuição de outros nomes de “ilustres povoenses a algumas das artérias da freguesia”.
A presidente da junta sublinha que “temos homenageado pessoas, instituições e mesmo acontecimentos históricos que foram relevantes na nossa freguesia, dando realmente importância, e dignificando as pessoas que ao longo dos anos trabalharam em prol da nossa comunidade”.
Sobre Odete Silva, Ana Cristina Pereira refere que “fez sentido batizar com o seu nome a rotunda junto aos bombeiros”. Para a autarca, Odete Silva, foi uma “importante líder associativa e política”. “Não havendo realmente ruas em grande número que possam receber novos nomes, fez sentido que passasse a estar perpetuado na rotunda”.