O Museu Municipal de Azambuja Sebastião Mateus Arenque foi um dos distinguidos pela APOM-Associação Portuguesa de Museologia na entrega de prémios 2024. O museu recebeu uma menção honrosa na categoria de Melhor Museu, atribuída pela APOM, organização fundada em 1965 com o objetivo de reunir a comunidade de profissionais de museus portugueses.
A cerimónia teve lugar no passado dia 31 de maio, no edifício da Alfândega do Porto, e contou com a presença do Presidente da República – Marcelo Rebelo de Sousa.
O município esteve representado, no evento, pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal de Azambuja – António José de Matos, responsável pelo pelouro da Cultura, Turismo e Património Cultural. O autarca foi, ainda, acompanhado pela equipa de técnicos do premiado Museu Sebastião Mateus Arenque. Além de obter a menção honrosa na categoria Melhor Museu, o museu de Azambuja concorreu igualmente na secção Melhor Projeto de Educação e Mediação Cultural.
“Trata-se de uma distinção com grande significado, por ser de âmbito nacional e por ser atribuída por um júri de técnicos de vários museus. É de sublinhar, que o Museu Municipal de Azambuja foi alvo deste reconhecimento pelo processo de profunda renovação museográfica realizada nas suas instalações, desenvolvida entre setembro de 2019 e setembro de 2022, com os objetivos de alcançar novos públicos, de se modernizar e ir ao encontro dos novos desafios da atualidade, por exemplo através do recurso à ilustração e às novas tecnologias de comunicação”, refere a autarquia em comunicado.