A ULS Estuário do Tejo contratou, no segundo trimestre, oito novos médicos especialistas de Medicina Geral e Familiar (MGF), o que permitiu atribuir médico de família a cerca de 13 500 de utentes.
Estas contratações inserem-se no reforço das ações de atração e fixação de médicos e outros profissionais de saúde no Hospital de Vila Franca de Xira e as unidades de cuidados de saúde primários que integram a ULS, de acordo com nota de imprensa daquela ULS.
Em maio, quando comparado com o mesmo mês do ano anterior, verificou-se um aumento do número de utentes da ordem dos 3,2%, tendo a atribuição de médicos de família acompanhado esse crescimento, com uma taxa de aumento de mais 0,5, após vários meses seguidos em que houve decréscimo.
Desde o início do ano, a ULS Estuário do Tejo tem vindo a realizar outras contratações de médicos, “com o objetivo de prestar melhores cuidados de saúde à população dos concelhos de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Benavente e Vila Franca de Xira.”
Já no hospital de Vila Franca de Xira, estão já ao serviço quatro novos psiquiatras, três cirurgiões gerais, duas médicas de Medicina Interna e uma Otorrinolaringologista.
A ULS mantém um programa ativo de captação de mais profissionais de saúde, nomeadamente de médicos de família e de especialistas hospitalares, “que permitam servir mais utentes e incrementar a qualidade dos serviços prestados”.
Por outro lado, a ULS “tem atualmente abertos vários concursos para a contratação de enfermeiros, com incentivos bastante significativos”, conclui a nota de imprensa
Em maio, quando comparado com o mesmo mês do ano anterior, verificou-se um aumento do número de utentes da ordem dos 3,2%, tendo a atribuição de médicos de família acompanhado esse crescimento, com uma taxa de aumento de mais 0,5%, após vários meses seguidos em que houve decréscimo.