O ministro das Infraestruturas aceitou, em reunião com o presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, Fernando Paulo Ferreira, efetuar um novo estudo junto da NAV para estudar alternativas para o sistema de rotas de aterragem e descolagem dos aviões em Lisboa. Recorde-se que nos últimos meses a polémica em torno da passagem de aviões por cima da zona sul do concelho tem sido constante, com várias queixas motivadas por cidadãos, também através de uma petição online.
Fernando Paulo Ferreira foi recebido, no final da semana passada, por Miguel Pinto Luz, e do encontro saiu a decisão de que o Governo vai dar indicações à NAV Portugal que possam sair a contento da população do concelho. Fernando Paulo Ferreira sublinha, citado em comunicado, que “mesmo compreendendo que o estudo possa ter complexidade, é necessário analisar alternativas à rota dos aviões, de forma a minorar o ruído que é sentido pelas populações”, depois das alterações introduzidas a 16 de maio pela NAV Portugal.
O novo sistema de reorganização do tráfego aéreo em Lisboa, designado de Point Merge System, tem causado fortes incómodos aos moradores na zona sul do Concelho de Vila Franca de Xira, nomeadamente nas cidades da Póvoa de Santa Iria e Alverca do Ribatejo e nas vilas do Forte da Casa e Vialonga.
1 Comment
O problema teria resolução imediata se repuzessem o sistema que existia até 15 de maio. É evidente que não pretendem resolver coisa nenhuma. Por isso dizem que agora são precisos estudos demorados e caros. Não são eles, os tomadores das decisões, nem as suas famílias, que têm 300 aviões a roncar sobre as suas cabeças, das 5 h da madrugada até à uma da madrugada do dia seguinte, nem são eles que sofrem os efeitos altamente nefastos das PUF, partículas ultra finas, uma vez que vivem na Lapa ou no Restelo, em Cascais ou no Estoril e não em Alverca ou no Forte da Casa. Está desculpa é só para iludir o Zé… Somos todos parvos!!!