A completar 16 anos de atividade, a Sem Ir, empresa sedeada em Vale do Paraíso, Azambuja, continua em 2024 a somar projetos. José Eduardo Pereira destacou na Rádio Valor Local, ao programa “Hora Extra”, que este ano será de desafios, mas também de continuidade nas políticas da empresa.
Desde logo, o CEO da Sem Ir, refere, não só, a continuidade da aposta na formação dos recursos humanos, como também em novos projetos, como é o caso do alargamento da empresa ao mercado do Algarve, nomeadamente a Faro e Albufeira.
A juntar a isto, estão os projetos em IPSS do concelho de Azambuja, uns em andamento, outros já concluídos, como são os casos da Santa Casa de Azambuja, Cerci Flor da Vida, e os centros paroquiais de Azambuja e Aveiras de Cima.
Sendo a Sem Ir, uma empresa líder nas energias renováveis, José Eduardo Pereira, destaca, igualmente, a procura de outras empresas e instituições interessadas neste tipo de tecnologia. Neste campo, dá conta de um projeto recente que será pioneiro em Portugal, contratado por uma empresa na área da panificação de Alenquer, e que trará autonomia, e menos custos na fatura da eletricidade.
José Eduardo vinca que o setor em Portugal já não é o que era, e que os portuguese têm procurado cada vez mais este tipo de energias renováveis, que no caso da Sem Ir, tem sido uma importante para o crescimento do negócio.
Com o eixo do Alentejo já consolidado, a Sem Ir, tem vindo igualmente a ganhar terreno para sul, sem deixar as obras ao nível empresarial no concelho de Azambuja. Para José Eduardo, a primeira obra feita em Azambuja na Sivac, empresa ligada ao comércio de vinhos, foi “um bom cartão de visita. Seguiu-se na carteira de clientes, a Gepack e a Jodel com projetos fotovoltaicos, todos na freguesia de de Aveiras de Cima.
No entanto, a empresa também tem sido procurada pelo grupo “Mosqueteiros”, sendo que neste momento se encontra a desenvolver no Intermaché de Abrantes um novo projeto, com vista a tornar mais barata a fatura da eletricidade.
Destaque também para a obra da “Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) de Aveiras de Cima” que vai inaugurar em conjunto com o seu novo quartel, um conjunto de painéis fotovoltaicos, instalados pela Sem Ir.
Com uma forte aposta na área da formação, José Eduardo Pereira, não deixa em branco o facto de os recursos humanos da Sem Ir “serem oriundos em 90 por cento do concelho de Azambuja”.
Para o CEO, a formação é o elo mais forte de uma empresa, e juntar a isso o “bom ambiente de trabalho”, daí a empresa ter realizado uma espécie de retiro recentemente com todos os funcionários. Algo que “é de resto é uma ferramenta importante na hora de motivar a equipa.”
Aliás neste campo, o CEO salienta que “há mesmo funcionários que ficam depois da hora para planearem o dia seguinte”, e isso, é para José Eduardo, “a prova de como a equipa está motivada à volta deste negócio”.
José Eduardo salienta, entretanto, que toda a equipa é bastante jovem. “Estamos a aproximar-nos dos 35 anos na média de idades. Já são 25 os colaboradores diretos e temos mais uns dois ou três no concelho, que não deixam de desenvolver atividades no dia a dia da empresa”.